Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Festival Música Viva

O Festival Internacional "Música Viva / Entr'Artes 2005" é hoje o grande espaço de circulação e confronto de ideias e de estéticas musicais.
5 de Setembro de 2005 às 19:46
Em 2005 o Festival Música Viva / Entr'Artes completa a sua 11ª edição e neste novo ciclo que agora se inicia, se por um lado as linhas de força da programação das edições anteriores se mantêm, por outro, apresenta uma renovada proposta, pondo em relação a Música com as outras Artes, nomeadamente com Dança, Cinema e Vídeo, apresentando também várias "instalações sonoras", e volta a afirmar uma forte presença da música portuguesa e a dar uma especial atenção às relações da Música com a Tecnologia onde se destaca a já emblemática "Orquestra de Altifalantes".
Em 2005 o festival "Música Viva / Entr'Artes" vai à procura de outros lugares, decorrendo em 3 concelhos diferentes da área metropolitana de Lisboa, mais exactamente em Oeiras, Sintra e Lisboa e em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras e o Centro de Apoio Social de Oeiras, com a Câmara Municipal de Sintra e o Centro Cultural Olga Cadaval e com a Fundação Calouste Gulbenkian para o concerto de encerramento do Festival.
Propondo nomes consagrados lado a lado com novíssimos compositores e intérpretes, o Festival "Música Viva / Entr'Artes 2005" apresenta um total de 17 espectáculos - das grandes formações aos recitais a solo, da Música à Dança, ao Cinema e aos jogos de água; um ciclo de conferências "Entr'Artes" para questionar as relações da Música com outras disciplinas artísticas, cursos e "masterclasses" por nomes de referência internacionais, "ateliers" para crianças e ainda várias "instalações sonoras" que confundem categorias e que experimentam o próprio lugar da sua definição.
Ao todo serão apresentadas 95 obras, 25 das quais de compositores portugueses, 70 em primeira audição em Portugal, 15 em estreia absoluta.
Locais: em Sintra: Centro Cultural Olga Cadaval. Em Oeiras no Centro de Apoio Social de Oeiras e Palácio Marquês de Pombal. Em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)