Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Festival pensa no ambiente

Com homenagens ao cinema espanhol (exibição de ‘Invisibles’, produzido pelo actor Javier Bardem) e a Mário Ventura, fundador do Festróia falecido no ano passado, inicia-se esta noite em Setúbal (Fórum Luisa Todi) a 23.ª edição do Festival Internacional de Cinema – Festróia, um certame dedicado às cinematografias menos conhecidas.
1 de Junho de 2007 às 00:00
Mário Ventura
Mário Ventura FOTO: d.r.
A “diversidade e a qualidade” são as notas dominantes desta edição, segundo a directora Fernanda Silva, mas, aquele que é considerado “o maior festival de cinema português” será também o “primeiro festival CarbonoZero, ao contabilizar e compensar as emissões de gases com efeito de estufa.
Até ao final do festival (dia 10) serão exibidos 168 filmes de 42 países, 15 dos quais na Secção Oficial dirigida pelo actor inglês Charles Dance, da série da RTP 2 ‘Casa Sombria’. A produção nacional está reduzida à secção Cinema Português do Ano, com ‘Body Rice’ e ‘Viúva Rica Solteira Não Fica’, entre outros.
O actor britânico Christopher Lee, célebre pelas suas prestações de Saruman, Conde Dooku e Drácula, será homenageado com um Golfinho de Carreira, a par do actor e realizador checo Jiri Menzel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)