Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Fiasco dá divórcio em Hollywood

Prejuízo de milhões dita separação entre Jerry Bruckheimer e os estúdios
23 de Setembro de 2013 às 01:00
Estúdios não lhe perdoam o prejuízo de ‘O Mascarilha’
Estúdios não lhe perdoam o prejuízo de ‘O Mascarilha’ FOTO: D.R.

Era uma relação de cerca de duas décadas e deu aos estúdios Disney um total de 2,5 mil milhões de euros em receitas, só nos Estados Unidos. Mas o ‘casamento’ com as dezenas de produções do milionário Jerry Bruckheimer, que apostou em êxitos como ‘O Rochedo’, ‘Armageddon’ ou os quatro capítulos de ‘Os Piratas das Caraíbas’, chegou ao fim.

O contrato entre o estúdio e Bruckheimer expira para o ano e há já uma certeza: não vai ser renovado. O gigantesco fiasco do épico de aventuras ‘O Mascarilha’, que fracassou em todo o Mundo este verão, terá sido a gota de água.

O projeto tinha tudo para dar certo: grande orçamento e um reencontro de Johnny Depp com o realizador Gore Verbinski, que o dirigiu em ‘Os Piratas das Caraíbas’. Contudo, este ‘western’ recriado a partir da BD, que segue as peripécias da amizade de um cowboy à força com um índio, deixou uma conta de mais de 150 milhões de euros por pagar.

Antes, houve outras produções que também não acertaram no alvo, como a adaptação do videojogo ‘O Príncipe da Pérsia’ (2010), a animação ‘G-Force’ (2009) ou ‘O Aprendiz de Feiticeiro’ (2010). Habituada a ganhar face à concorrência, a Disney já veio dizer que se vai centrar nas produções da Pixar, Marvel e Lucasfilm. Por outro lado, Bruckheimer, que além do cinema está por trás de êxitos na TV (como ‘C.S.I.’), explicou, de acordo com a ‘Variety’, que quer fazer filmes "mais maduros".

Apesar da separação, há novos projetos ainda em curso, como o terceiro capítulo de ‘O Tesouro’ ou ‘Top Gun 2’, que chegam aos cinemas em 2015. Amante de perseguições a alta velocidade, Jerry Bruckheimer lança-se agora, na carreira, numa nova manobra arriscada.

prejuízos relação disney Jerry Bruckheimer estúdios
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)