Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

FICÇÃO CIENTÍFICA POR QUATRO AUTORES

Quem gosta de ficção científica não vai querer perder estes quatro títulos que têm em comum colecção e editora, respectivamente, "Viajantes no Tempo" e Presença.
28 de Agosto de 2003 às 00:00
Falamos de "O Sentido Latente" de Nuno Neves, "Schismatrix - o mundo pós-humano" de Bruce Sterling, "Extinção Iminente" de Scott Mackay e, finalmente, "A Mão Esquerda das Trevas" de Ursula K. le Guin.
"O inferno ainda não acabou (...). A tua árvore está longe de ter visto tudo", frase profética, lê-se em "O Sentido Latente", o romance de estreia de Nuno Neves: uma intriga policial assente na engenharia genética..."As actividades do velho cientista Laers no campo da engenharia genética ultrapassaram todos os limites e fizeram despoletar o mais profundo dos ódios - o da criatura contra o seu próprio criador".
Com Bruce Sterling, a história é outra. Em "Schismatrix - o mundo pós-humano", pela primeira vez o autor reúne, num volume único, uma novela e um conjunto de cinco contos que têm por denominador comum um mundo onde todos disputam o poder: "De um lado, os Modeladores; do outro, os Mecanistas dão vida a um universo completamente diferente do nosso, um universo inteligente". Será?
Scott Mackay avança com um 'thriller', de nome "Extinção Iminente", que explora questões éticas ligadas à justiça a partir de um universo geneticamente manipulado... "Os Órfãos desenvolveram um grande ódio contra o seu criador a tal ponto que a única saída possível é transportá-los para o asteróide Ceres para uma acção de extermínio total".
Com "A Mão Esquerda das Trevas", Le Guin (re)criou o mundo, dotando-o de seres capazes de ser, simultaneamente, pai e mãe de outros seres... "À medida que Genly Ai viaja por aquele mundo, aprende a aceitar todo um sistema de modos de pensar e as respectivas incidências nas relações, quer interpessoais quer sociais". Acrescentem-se os mitos e as lendas deste curioso planeta, onde existe intriga e rivalidade mas não guerra organizada, e temos um manifesto pela multiplicidade, contra o racismo e o sexismo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)