Os ficheiros clínicos de Marilyn Monroe, que comprovam que fez várias operações cosméticas, foram vendidos no passado fim de semana na Califórnia por cerca de 19 137 euros (25 600 dólares).
A Leiloeira Julien organizou no fim de semana um leilão em Beverly Hills destinado a vender objetos pessoais de figuras públicas célebres, tais como Elizabeth Taylor, Julie Andrews, Greta Garbo e a princesa Diana.
Os ficheiros médicos de Marilyn provocaram grande curiosidade, por incluírem raios-x da cara da estrela de cinema e descrições com detalhes das cirurgias que fez, onde se podia ler que tinha uma deformidade no queixo.
Aos 24 anos, em 1950, a atriz tinha um implante no queixo, que, segundo o médico, se começava a "dissolver lentamente". Os registos mostram que o implante fazia parte de uma rinoplastia que tinha feito na ponta do nariz.
Marilyn também alterou o desenho do couro cabeludo: tinha aquilo a que se chama o síndroma Rato Mickey, com um bico acentuado no meio da testa. Os cirurgiões diminuíram-no consideravelmente.
Os ficheiros clínicos revelaram ainda que, em 1957, cinco anos antes de morrer a atriz teve uma gravidez ectópica, quando estava em Nova Iorque.
O Redbook Award ganho por Marilyn também foi vendido no leilão por cerca de 83 mil dólares (62 500 euros ), assim como fotografias da visita que fez aos soldados durante a Guerra da Coreia.
Outros dos objetos vendidos foram um vestido da designer Catherine Walker que pertencia à Princesa Diana, por 75 mil dolares (56 mil euros), uma mala da Greta Garbo por 12 500 dólares (9 344 euros) e o vestido de noiva que Julie Andrews usou no filme ‘Música no Coração', por 22 500 dólares, ou seja, cerca de 16 820 euros.