Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Filexgaya 2011 mostra selos na Biblioteca de Gaia

Numa iniciativa do Clube de Coleccionismo de Gaia foi inaugurado na passada sexta-feira, no Salão de Exposições da Biblioteca Municipal de Gaia, a Filexgaya 2011, composta por um Salão de Filatelia e uma exposição de desenhos humorísticos publicados no semanário ilustrado 'Charivari', entre 1887 e 1891.
12 de Março de 2011 às 21:32
CTT lançaram selo personalizado
CTT lançaram selo personalizado FOTO: d.r.

Para assinalar este evento, os Correios de Portugal editaram uma marca postal e um selo personalizado que reproduzem os barcos rabelos. O selo elaborado por Paulo Ferreira, além dos barcos rabelos apresenta como fundo a Ponte D. Luís I, que une as cidades do Porto e Gaia.

O Salão de Filatelia apresenta excelentes colecções de duas dezenas de associados do Clube organizador com destaque a colecção de ‘Portugal Clássico’ de Óscar Marinho, ‘Correio aéreo português’ de João Soeiro, ‘Sou o Rei da Caça’ de Eduardo Sousa e as colecções e publicações de José Miranda da Mota.  

O Clube de Coleccionismo de Gaia, fundado em Julho de 2008, tem vindo a realizar um excelente conjunto de eventos com o objectivo da dinamização do coleccionismo, tendo realizado no passado dia 5 o XI Encontro Nacional de Coleccionadores onde reuniu largas dezenas de associados.

A Filexgaya 2011 estará patente até ao dia 27 e poderá ser visitada, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira das 11h00 às 19h00 e sábados e domingos das 15h00 às 19h00.  

Por último, os CTT vão esta segunda-feira editar mais uma emissão filatélica, com cinco selos, desta vez em homenagem a personalidades portuguesas.

O jornalista e escritor Trindade Coelho é um dos homenageados e aparece no selo de 0,57 euros, baseado num retrato a lápis de Columbano Bordalo Pinheiro, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea.

A emissão homenageia ainda o engenheiro Eugénio dos Santos, que dirigiu a construção da baixa pombalina, os escritores Alves Redol e Manuel da Fonseca e a empreendedora duriense Antónia Ferreira, a Ferreirinha.    

selos coleccionismo gaia porto filexgaya
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)