Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Filme ‘A Turma’ abre Festa do Cinema Francês

O filme ‘A Turma’ (‘Entre les Murs’, no original), premiado com a Palma de Ouro no último Festival de Cannes, abre dia 29 de Outubro, às 21h30, a Festa do Cinema Francês 2008 no Teatro das Figuras, em Faro.

26 de Outubro de 2008 às 00:30
Filme ‘A Turma’ abre Festa do Cinema Francês
Filme ‘A Turma’ abre Festa do Cinema Francês FOTO: d.r.

A película, do realizador Laurent Cantet, com François Bégaudeau, que vai ser apresentado em antestreia na gala inaugural do evento, é co-produzido pela TMF, EM, Alliance Française do Algarve e Algarve Film Comission.

Conta a história de François, um jovem professor da disciplina de Francês de uma turma multiétnica do 4º ano. Leccionando numa escola problemática de Paris, François investe num exercício em que desafia os seus alunos a entrarem em debates estimulantes, nos quais o uso da palavra é por si só um desafio. O professor procura, assim, superar o relacionamento nem sempre fácil com Esmeralda, Souleymane, e Khoumba, entre outros, ensinando-lhes ao mesmo tempo o poder da palavra na defesa dos direitos de cada um – algo que envolve alguns riscos.

Para Laurent Cantet, o filme, que envolve actores profissionais e não profissionais, não é uma obra sobre a autoridade na escola, nem um documentário. Pretende, isso sim, contar o que se passa naquela turma entre o professor e os seus 25 alunos, com momentos em que há tensão e diálogo.

É o candidato francês a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)