Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Filme candidato ao Óscar sob suspeita de plágio (COM VÍDEO)

Famosa pela sua gigantesca indústria cinematográfica, a Índia assiste agora a uma polémica: habituada a criar versões de êxitos de Hollywood, ‘Bollywood’ envolveu-se agora num caso mais sério de acusações de plágio, que está a ter repercussões internacionais.
7 de Outubro de 2012 às 18:02
De acordo com o que corre nas redes sociais, ‘Barfi!’ terá cerca de dez cenas decalcadas, "fotograma por fotograma", de outros filmes
De acordo com o que corre nas redes sociais, ‘Barfi!’ terá cerca de dez cenas decalcadas, 'fotograma por fotograma', de outros filmes FOTO: d.r.

O filme que o país escolheu para o representar na candidatura ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, ‘Barfi!', terá muitas semelhanças com a comédia ‘Benny & Joon', filme sensível protagonizado por Johnny Depp e Julianne Moore, e não só.

A acção, que conquistou os indianos, centra-se novamente num triângulo amoroso, sendo que uma das figuras principais sofre de autismo. De acordo com o que corre nas redes sociais, ‘Barfi!' terá cerca de dez cenas decalcadas, "fotograma por fotograma", de outros filmes. Além de ‘Benny & Joon', a obra inspira-se demasiado em ‘O Fabuloso Destino de Amélie' e até em clássicos como ‘Serenata à Chuva' ou ‘Luzes na Cidade', de Charlie Chaplin.

Confrontado com estas acusações, o realizador Anurag Basu nega o plágio, embora reconheça influências de outras produções: "Homenageei filmes e realizadores com os quais cresci a ver. Martin Scorsese e Quentin Tarantino também fizeram o mesmo. Isso faz deles ladrões?", sublinhou ao jornal ‘Hindustan Times'.

cinema índia plágio óscar filme estrangeiro benny & joon balfi! bollywood
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)