Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Filme de João Canijo na abertura do IndieLisboa’ 10

É um retrato de Lisboa dos anos 40, em plena Guerra Mundial. Nesse período, Portugal serviu de passagem entre a Europa e a América para cerca de cem mil refugiados que tentavam escapar ao regime nazi. O olhar documental é de João Canijo e é a escolha do IndieLisboa 2010 para a cerimónia da Abertura Oficial no Cinema São Jorge, a 22 de Abril.
19 de Março de 2010 às 15:58
João Canijo abordou Portugal durante a Segunda Guerra num documentário
João Canijo abordou Portugal durante a Segunda Guerra num documentário FOTO: Pedro Catarino/CM

‘Fantasia Lusitana' conta com imagens de arquivo e da leitura de testemunhos desses refugiados pelas vozes de Hanna Schyngulla, Rudiger Vogler e Christian Patey.

Antes, o primeiro filme a estrear-se no festival de Lisboa é ‘Greenberg', filme do mesmo realizador de ‘A Lula e a Baleia', Noah Baumbach. O tema da fita norte-americana independente volta a centrar-se numa crise pessoal, neste caso de um homem que acabou de fazer 40 anos e continua sem saber o que fazer com a sua vida. Ele é Ben Stiller, numa obra que foi bem recebida no Festival de Berlim.

‘Greenberg' chega ao IndieLisboa em antestreia, às 19h00 de 22 de Abril, no Grande Auditório da Culturgest.

Com sessões a exibir na Culturgest, no Cinema São Jorge, no Londres e no Cinema City Classic Alvalade, o IndieLisboa vai decorrer entre dia 22 de Abril a 2 de Maio.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)