Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Filme de Polanski arrebata Prémios do Cinema Europeu

O filme ‘O Escritor Fantasma’, de Roman Polanski, foi este sábado o grande vencedor dos Prémios do Cinema Europeu 2010, com o realizador a agradecer a distinção por videoconferência.
5 de Dezembro de 2010 às 11:21
Polanski não se deslocou a Tallín para apreciar a vitória do seu último filme devido ao processo judicial em que está envolvido
Polanski não se deslocou a Tallín para apreciar a vitória do seu último filme devido ao processo judicial em que está envolvido FOTO: Reuters

Devido ao processo que está pendente em Los Angeles, desde 1978, por acusações de assédio sexual e ao acordo de extradição existente entre a Estónia e os Estados Unidos, Polanski não se deslocou a Tallín para apreciar a vitória do seu último filme.  

Melhor filme, melhor director, melhor argumento, que foi escrito com Robert  Harris, melhor actor, para Ewan McGregor, melhor banda sonora, para Alexandre Desplat, e melhor direcção artística, para Albrecht Konrad, foram as categorias em que o filme foi premiado.  

A francesa Sylvie Testud recebeu o prémio da melhor actriz, pela sua interpretação de uma mulher que admite a possibilidade de um milagre para a sua doença, em 'Lourdes'.  

O filme 'Lebanon', de Samuel Maoz, recebeu os prémio Carlo di Palma, para a melhor fotografia, e FIPRESCI, da imprensa internacional.  

‘Carlos', do francês Olivier Assayas, recebeu o galardão para a melhor montagem e 'The Illuisionist' foi considerado o melhor filme de animação. 

polanski cinema ewan mcgregor escritor fantasma
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)