page view

Filme erótico português brilha em festival de cinema

'Arriba Beach', com Inês Herédia, é apresentado no FEST - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema como "o primeiro thriller erótico nacional, com conotação LGBT".

21 de junho de 2025 às 01:30

O FEST - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema arranca este sábado, dia 21 de junho, em Espinho e apresentará aproximadamente 250 filmes, sendo que os 80 em competição incluem várias obras realizadas com Inteligência Artificial (IA) e um thriller erótico português.

'Arriba Beach' ('Praia da Arriba'), do realizador indiano Nishchaya Gera, residente em Portugal, é descrito por Fernando Vasquez, diretor do FEST, como "o primeiro thriller erótico nacional, com conotação LGBT". A atriz Inês Herédia protagoniza a curta-metragem ao lado de Nuno Nolasco, Ben Starr e Tomás Garcez, que acompanha um casal, Sam e Adele, que passa férias na praia em Portugal e que acaba por formar um  triângulo amoroso quando ele cruza o olhar com Miguel.

Com um orçamento na ordem dos 180 mil euros, a 21.ª edição do certame decorre até dia 29 e este ano passa assim de oito para nove dias de duração, com o que o diretor do festival quis "aliviar a intensidade do programa" e responder ao apelo recorrente de "mais filmes para crianças e jovens" - público que representa cerca de 20% de uma audiência que, em 2024, rondou um total de 15 mil espectadores.

"O ano passado já havia muitos filmes com IA, mas este ano nota-se um salto gigante nesse domínio, inclusive ao nível das bandas sonoras, e temos uma secção específica só para obras com essa tecnologia", declarou Fernando Vasquez à Lusa. "A IA está a ter um grande impacto na produção cinematográfica e avança a um ritmo tão rápido que as diferenças são abismais", realçou.

Da secção competitiva, que em 2025 conta com 10 longas-metragens, o diretor do FEST destaca ainda 'First Date', comédia romântica que marca a estreia de Luís Filipe Borges na realização; 'Manas', de Marianna Brennaud"o grande filme brasileiro do momento", e 'Mad bills to pay', de Joel Alfonso Vargas, que, garante "é um dos grandes filmes americanos de 2025 e está destinado aos Óscares".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8