Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Filme põe vila de pernas para o ar

Cortes de trânsito, pedidos de silêncio, fios de telefone arrancados das paredes e uma azáfama imprópria do Alentejo são desde ontem ‘cenário’ comum em Castelo de Vide. Mas é uma forca, onde será rodada uma das principais cenas da longa-metragem de Francisco Manso, ‘O Último Condenado à Morte’, que está a suscitar a curiosidade dos locais.
4 de Maio de 2007 às 00:00
“Agora quem não se portar bem já sabe para onde vai ”, parodia José Ficalho, morador local enquanto olha para a estrutura montada ao lado da igreja matriz. É lá que domingo serão rodadas as cenas do enforcamento de ‘Francisco Matos Lobo’, interpretado por Ivo Canelas.
“A vila está de pernas para o ar, mas isto é bom para a terra”, disse Maria Henriques, moradora em Castelo de Vide, a localidade escolhida pela riqueza de património e semelhança de cenários à Lisboa do séc. XIX, período em que se desenrola a história sobre o último condenado à morte em Portugal.
Maria João Bastos, que interpreta ‘Adelaide’, reconhece essa riqueza.
“É muito fácil reportar-me ao período histórico nestas ruas. Elas têm muito do que seria Lisboa naquela altura”, disse ao CM. Nicolau Breyner, por seu lado, destacou a paciência das gentes locais: “A população tem sido bastante compreensiva, embora a situação faça alterar a pacatez a que está habituada.”
Cumprido que está o primeiro dia da rodagem, Albano Jerónimo, que interpreta o militar francês ‘Leblon’ diz que a recepção à comitiva tem sido “excelente”. Cerca de 40 actores, outros tantos técnicos e 800 figurantes, entre os quais muitos populares, trabalham em Castelo de Vide até final do mês.
OS 'PROTAGONISTAS' LOCAIS
COCHEIRO
Paulo Sempiterno é figurante e desempenha o papel de cocheiro de ‘Leblon’. Quis entrar no filme “pela experiência”.
PEDINTE
Luísa Grincho, também figurante, fará de pedinte. Diz ser “um privilégio” contracenar com alguns dos seus ídolos.
AUTARCA
António Pita, vice-pres. da Câmara assume grande parte da logística com a cedência de espaços públicos da vila.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)