Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Filme português 'Conto do Vento' premiado na Albânia

A curta-metragem 'Conto do Vento', de Cláudio Jordão e Nelson Martins, foi distinguida com o prémio 'Melhor Filme de Animação' do Festival Internacional de Cinema de Tirana, na Albânia, anunciou esta terça-feira o Cine-Clube de Avanca.
27 de Dezembro de 2011 às 17:07

O júri da 9.ª edição do festival, que decorreu de 5 a 10 de Dezembro na capital da Albânia, considerou que o filme apresenta uma "fluidez quase cromática" e "escava o espaço espiritual pleno de reflexões e harmonia, para o equilíbrio entre humanos e natureza".

A curta-metragem conta com produção da Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios.

'Conto do Vento' soma 12 prémios, entre os quais uma distinção ainda este mês no Festival de Cinema Digital de Odemira e em Novembro passado no Totti Film Festival, da Eslovénia.

A obra, que estreou no Festival AVANCA'10, em Estarreja, onde foi distinguida, foi seleccionada por vários festivais de cinema, tendo integrado a competição oficial do Festival de Annecy (França) e do Festival de Sitges (Espanha).

O filme retrata "uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa", refere a sinopse.

Recriando personagens e ambientes da tradição portuguesa ancestral, este filme foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e da RTP.

FILME CONTO DO VENTO CINEMA ALBÂNIA
Ver comentários