Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Filme português nos EUA

Em Portugal, há filmes assim: que conseguem maior reconhecimento...fora de portas. ‘Morrer como um Homem’, de João Pedro Rodrigues, é disso um bom exemplo. Além da distribuição já assegurada em países como Alemanha, Rússia ou Macedónia, agora até vai ter distribuição (pela Strand Releasing) nos EUA em 2011.
10 de Outubro de 2010 às 00:30
Obra sobre travesti é candidato português à nomeação ao Óscar
Obra sobre travesti é candidato português à nomeação ao Óscar FOTO: direitos reservados

Estreada em Portugal há um ano, a longa-metragem tem conquistado a crítica e atenção internacionais. E prémios, como os ganhos na Argentina e República Checa. A trama, de temática gay, segue a amargura de ‘Tonia’ (Fernando Santos), um travesti que se debate com um dilema – transformar-se, ou não, numa mulher.

O filme tinha já suscitado o interesse do Centro Cultural de Brooklyn, em Nova Iorque, que na semana passada dedicara uma retrospectiva à obra do cineasta.

"Às vezes, sinto que há mais aceitação aqui do que em Portugal", dissera então à Lusa o realizador. Também por isso, João Pedro Rodrigues não descarta a possibilidade de filmar nos EUA: "A mim não me interessa fazer filmes que passem só em Portugal, mas que passem no Mundo inteiro."

‘Morrer como um Homem’ é também o candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Se passar o crivo da Academia e for apreciado com ‘olhos de ver’, pode ser que chegue a nomeado, o que seria um feito inédito para Portugal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)