Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Filmes de terror nas minas de sal

Ir ao cinema no interior de uma mina de sal-gema, 230 metros abaixo do nível do solo, é a proposta da Casa de Cultura de Loulé e do Cineclube de Faro , em parceria com o Grupo CUF, que gere aquela unidade industrial nos arredores de Loulé.
26 de Setembro de 2007 às 00:00
O programa integra um ciclo temático que inclui o filme ‘Underground’, de Emir Kusturica
O programa integra um ciclo temático que inclui o filme ‘Underground’, de Emir Kusturica FOTO: d.r.
O ciclo de cinema ‘Clausura’ apresentará filmes de terror, num ambiente que exige alguma dose de coragem e nenhuma claustrofobia.
Por razões de segurança, cada sessão terá um máximo de 40 espectadores, que descerão à mina em grupos de seis a oito pessoas.
QUATRO FILMES TEMÁTICOS
O ciclo inicia-se sábado, com a exibição do filme ‘Cabine Telefónica’, de Joel Schumacher (2003), seguindo-se, dia 6 de Outubro, ‘Sala de Pânico’, de Fincher (2002). No dia 13 de Outubro, ‘Underground’, de Kusturica (1995) e, finalmente, no dia 20 do mesmo mês, ‘Noite dos Mortos-Vivos’, de George Romero (1968). Todas as sessões se iniciam às 15h00.
Élio Pelica, da Casa da Cultura de Loulé (CCL), explicou ao CM que esta acção que considera ser “irreverente” vem na sequência de uma ideia da direcção da CCL em aproveitar aquele espaço para desenvolver actividades culturais.
“Vai ser interessante ver a reacção das pessoas, que terão todas as condições de segurança (será obrigatório o uso do capacete), mas que, devido à temática dos filmes e ao cenário, terão de apelar ao seu espírito de aventura”, explica o dirigente associativo.
Em colaboração com a direcção das minas, a Casa da Cultura de Loulé elaborou o projecto ‘Subterras’, que vai organizar, igualmente na mina, uma ‘batida de fotografia’.
Uma dúzia de fotógrafos vai ser convidada, no dia 3 de Novembro, a descer ao interior da mina e realizar trabalhos fotográficos que irão ser depois exibidos numa exposição que decorrerá dia 4 de Dezembro em local ainda a designar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)