Final apoteótico no regresso dos toiros a Évora

Na apoteose final de uma corrida de inegável interesse – que assinalou, no domingo, a abertura da Arena d’Évora no edifício da centenária praça de toiros – alguém exclamou que Évora merecia uma festa assim!
26.06.07
  • partilhe
  • 0
  • +
Final apoteótico no regresso dos toiros a Évora
António Telles esteve muito toureiro na lide de um Passanha Foto António Cotrim/Lusa
Com efeito, a corrida mereceu nota alta com o cavaleiro Joaquim Bastinhas ao seu melhor na lide de qualidade sempre com o Grave ligado ao cavalo em sortes de excelente recorte. Muito toureiro esteve António Telles na lide do Passanha, que saiu a mansear, mas ‘obrigou’ à custa de muito saber, encontrando-lhe o sítio e rematando as sortes e os ferros à meia-volta com muita classe.
Bem montado, A. Brito Paes não surpreendeu na lide acertada que deu ao toiro da sua casa, sabendo aproveitar para se luzir em sortes frontais. J. Moura Caetano deu sempre vantagens ao toiro de ferro de seu pai, usando do estilo que já o firmou como cavaleiro de emoção, esperando pelas investidas e vencendo a cara com arte e graciosidade.
Manuel Telles Bastos lidou o mansote de Santa Maria numa actuação que foi sempre a mais, improvisando toureio e usando monte com selo da Torrinha, bem patente na escolha dos terrenos e no modo como vai aos toiros e sai lindamente das situações mais complicadas.
Já o toiro que M. Lupi trouxe da Barroca d’Alva não colaborou muito, mas o jovem cavaleiro praticante esteve à altura e resolveu os problemas com mestria e talento. Também pouco fácil era o exemplar de Guiomar C. Moura para Duarte Pinto, mas este, revelando evidentes progressos, mexeu muito bem com ele para uma lide perfeita.
Em noite de muito acerto, os Amadores de Évora empolgaram a assistência com pegas de grande classe e emoção.
PRAÇA DE ÉVORA
DATA: 24 de Junho 2007
EVENTO: Corrida à Portuguesa
ASSISTÊNCIA: 3200 pessoas
DIRECTOR: Agostinho Borges
CARTEL: J. Bastinhas, A. Telles, A. Brito Paes, J.M. Caetano, M. T. Bastos, M. Lupi e D. Pinto; forc.: Évora (gan. várias)

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!