Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

FITAS INDIE EM LISBOA

A primeira edição do IndieLisboa - 1.º Festival Internacional de Cinema Independente decorre entre hoje e o próximo dia 2 de Outubro, no cinema São Jorge, em Lisboa.
24 de Setembro de 2004 às 00:00
O São Jorge recebe o festival de cinema independente
O São Jorge recebe o festival de cinema independente FOTO: Miguel Melo
Ao longo de nove dias vão ser apresentados 79 filmes (50 curtas-metragens e 29 longas). Destes filmes, 39 são europeus (não portugueses), 17 dos Estados Unidos e Canadá, cinco asiáticos, três da América do Sul, três do Médio Oriente e dois da Austrália.
O cinema português faz-se representar com uma dezena de películas, cinco das quais vão estar em competição. O IndieLisboa vai ter ainda em competição um total de 30 filmes, 11 longas-metragens e 19 curtas, nunca antes apresentadas em Portugal.
A secção 'Herói Independente' será dedicada ao Festival de Cinema de Sundance, o mais antigo e importante certame independente norte- -americano. De resto, o director de programação do Sundance, John Cooper, é o 'padrinho' desta primeira edição do IndieLisboa, onde apresentará uma retrospectiva do melhor da edição de 2004.
Sobre o festival português, Cooper afirmou à Lusa que os organizadores "têm a cabeça no lugar certo" ao optarem pela designação expressa de festival de cinema independente, ao contrário dos outros festivais que apostam no 'glamour'.
As escolhas dos programadores do Indie2004 são "mais artísticas que comerciais", disse Cooper, que profere uma Master Class sobre cinema e festivais de cinema independente na próxima segunda-feira, às 18h30, na Escola Restart (Parque das Nações). A entrada é livre .
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)