'Florbela' vai andar em digressão pelo País inteiro

À semelhança do que aconteceu com 'Filme do Desassossego', de João Botelho, o novo filme do jovem cineasta Vicente Alves do Ó, 'Florbela', vai andar em digressão pelo País, arrancando em Coimbra.
18.01.12
  • partilhe
  • 0
  • +
'Florbela' vai andar em digressão pelo País inteiro
Dalila Carmo dá corpo à poetisa Florbela Espanca Foto Vítor Mota

Antes, haverá estreia comercial no dia 8 de Março.

"Estou excitadíssimo", começa por admitir ao CM o realizador. "Não estamos a inventar nada, em levar o filme pelo País, pois o João Botelho já o fez. E, desde logo, aplaudi esta iniciativa. Talvez mude a forma como olhamos para o cinema português e para a distribuição", explica Vicente Alves do Ó.

Para já, está garantida a passagem por 54 cidades, de Norte a Sul e ainda pelas ilhas. "E iremos a todos os lados onde nos queiram receber", sublinha o realizador, entusiasmado com a ideia de "correr seca e meca, com uma mala no carro", para mostrar o seu filme.

"Tenho muito orgulho neste trabalho e os realizadores não devem nunca abandonar os seus filmes quando eles estão prontos", acrescenta. "É uma forma de democratizar o cinema e levá-lo a cidades e vilas que nem sequer têm salas de cinema".

'Florbela' tem antestreia no próximo dia 28 de Fevereiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com todo o elenco e equipa técnica. Depois, a partir de 8 de Março estará nas salas, sendo essa a data também para o arranque pelo País inteiro.

A trama recorda "a grande personalidade histórica da nossa Literatura", como resume o cineasta, e mostra uma Florbela Espanca "muito misteriosa, fascinante."

DALILA CARMO É A PROTAGONISTA

Protagonizado por Dalila Carmo, Albano Jerónimo e Ivo Canelas, o filme dá aos seus actores "o papel da vida deles", segundo o realizador. "É um filme muito físico. O primeiro [Quinze Pontos na Alma'] foi um filme da alma, este é do coração. É muito sangue, suor e lágrimas: ri-se muito, chora-se muito, é muito emotivo."

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!