Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Fogo destrói património finlandês

Um incêndio queimou o tecto da Catedral de Porvoo, uma importante cidade medieval situada 50 quilómetros a Leste da capital da Finlândia, Helsínquia. As chamas, que não causaram vítimas, destruíram parte do património religioso de uma das mais importantes atracções turísticas do país.
29 de Maio de 2006 às 15:36
Catedral de Porvoo, uma marca da história nórdica
Catedral de Porvoo, uma marca da história nórdica FOTO: d.r.
De acordo com informação da Polícia, o fogo deflagrou cerca das 02h00 da madrugada no exterior do templo religioso e as autoridades não excluem a hipótese de as chamas terem sido ateadas por mão criminosa.
Para o Bispo Erik Bikstrom, trata-se de uma "catástrofe nacional" que se abateu sobre uma das mais importantes igrejas do país, que agora “parece estar em ruínas vista do lado de fora". As chamas destruíram parte da madeira do tecto da igreja, mas não terá afectado outras partes importantes do seu interior, que remontam aos séculos XIII e XIV.
Os responsáveis pelo templo estão a retirar todos os objectos do seu interior, para contabilizar os estragos provocados pelo fumo, pelo calor e pela água utilizada pelos bombeiros para apagar as chamas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)