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Fotografias inéditas de Amália em caixa com 100 gravações

Fotografias inéditas de Amália Rodrigues ilustram uma nova edição discográfica da fadista que inclui cem temas recuperados, restaurados e remasterizadas em alta definição em áudio, a lançar no mercado na segunda-feira pela SevenMuses.

19 de novembro de 2010 às 11:01

Referindo-se ao tratamento dado às gravações, o editor discográfico responsável, Samuel Lopes, afirmou que "foi feito em alta definição, tendo-se autonomizado a voz e conseguido ultrapassar alguns problemas técnicos inerentes  ao contexto das gravações, particularmente a distorção".

"A voz de Amália surge nesta gravações no esplendor que se afirmou no Mundo como uma das grandes cantoras do século XX", acrescentou.

O músico Peter Machado fotografou Amália Rodrigues "nos últimos 20 anos de carreira, tanto em espectáculos, como em casa, sendo usadas nesta edição apenas fotografias de cena", disse à Lusa Samuel Lopes.

A edição arruma-se numa caixa com quatro CD: ‘Fado', ‘Fado e Canção', ‘Cinema e Teatro', ‘Olympia e Espanhol', cada CD reúne 25 temas, na maioria gravados na década de 1950.

Para o editor "é um período de viragem em que a fadista começa a procurar outros autores sem nunca descurar os poetas populares com que iniciou carreira, como Linhares Barbosa ou Carlos Conde".

Data de finais de 1950 o início da parceria com o poeta David Mourão-Ferreira de quem nesta selecção canta ‘Libertação'.

O primeiro CD inclui entre outros, ‘Ave Maria Fadista', ‘Quando os Outros te Batem Beijo-te Eu', ‘Fado da Adiça', ‘Menina Lisboa', ‘Não Digas Mal Dele' ou ‘Fado das Tamanquinhas'.

No CD ‘Fado e Canção', além de fados como ‘Conta Errada', poderá escutar-se Amália com sotaque brasileiro no tema ‘Trepa no Coqueiro' ou ‘Saudade de Itapuã', bem como a ‘Marcha da Mouraria' ou ainda ‘Grão de Arroz'.

Tendo-se estreado no teatro de revista cerca de um ano depois de ter começado a cantar no Retiro da Severa, a fadista granjeou êxitos nos palcos como ‘Boa Nova', e também no cinema, onde fez sucesso com temas como ‘Não Sei Porque te Foste Embora', ambos incluídos no respectivo CD.

O quarto CD regista uma das actuações de Amália no Olympia, em 1957, e ainda vários temas que a fadista gravou em espanhol como ‘La Cama de Piedra', ‘Gritenme Piedras del Campo' ou a ranchera ‘Fallaste Corazón'.

Amália Rodrigues iniciou carreira em 1939 no Retiro da Severa, em Lisboa e actuou em vários pontos do globo, de Timor-Leste a Moscovo, do Brasil a Israel, de França aos Estados Unidos. Arrebatou vários prémios, entre eles  três MIDEM, uma Medalha Vermeil de Paris, um Clown de ouro.

A fadista morreu em 1999 na sua residência em Lisboa, sendo a primeira mulher a ser sepultada no Panteão Nacional.

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