Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

França traz actriz de volta a Lisboa

Maria de Medeiros está de volta à Festa do Cinema Francês, desta vez como madrinha. "Quase nunca venho a Lisboa e fico muito grata aos franceses por me trazerem. Sinto que represento as duas culturas", disse ao CM. ‘À L’Abri de La Tempête’, de Camille Brottes-Beaulieu, é um dos seus filmes mais recentes, a mostrar hoje, às 17h00, no Cinema São Jorge.

14 de Outubro de 2012 às 01:00
Maria de Medeiros gosta de conciliar realização e representação
Maria de Medeiros gosta de conciliar realização e representação FOTO: Bruno Colaço

Já ontem à noite, Maria de Medeiros apresentara (também no São Jorge) dois filmes de relevo, um na qualidade de protagonista, e o outro, documental, que realizou. ‘Galinha com Ameixas’ mostrou-se em antestreia nacional (chega na quinta-feira), logo após ‘Je t’aime… Moi non Plus: Artistes et Critiques’, rodado no Festival de Cannes, em 2008, e que retrata a ligação de amor-ódio entre cineastas e críticos, incluindo Manoel de Oliveira, Pedro Almodóvar e Woody Allen.

Já a ficção de Marjane Satrapi (’Persepolis’) e Vincent Paronnaud é um retrato ficcionado de outra relação de amor-ódio, entre Mathieu Amalric e Maria de Medeiros, num casamento infeliz na Teerão dos anos 50, "toda recriada em estúdio, em Berlim, em cenários lindíssimos".

Entre a realização e a representação, não deixa de lado a música. ‘Pássaros Eternos’ será lançado em Espanha no dia 22, mas não tem data para chegar a Portugal. "Talvez no início do próximo ano", antecipa Maria de Medeiros. "Estou muito curiosa de ver as reacções, pois compus, escrevi músicas e até fiz algumas ilustrações".

De partida para o Brasil, para mostrar ‘Repare Bem’, documentário sobre uma família brasileira, feito para a Amnistia Internacional, mantém a vontade de voltar a realizar ficção. Quanto a filmar em Lisboa, onde vivem as irmãs e o pai, o maestro Vitorino d’Almeida, não descarta essa possibilidade: "Gostava muito. Quem sabe um dia."

CINEMA FRANÇA MARIA DE MEDEIROS LISBOA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)