Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

FRANCESES DOMINAM

O cinema de animação francês arrebatou ontem vários prémios no 26.º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, Cinanima, que terminou em Espinho.
11 de Novembro de 2002 às 00:01
O Grande Prémio Cinanima 2002, com um valor pecuniário de 3800 euros, foi para "Le Trop Petit Prince", de Zoia Trofimova, que realizou o seu primeiro filme ("Trifle") em 1989 e entrou em 1992 em contacto com a Folimage na 2.ª Maratona Europeia de Jovens Realizadores.

Em segundo lugar (Prémio Cidade de Espinho no valor de 2500 euros) ficou outro filme francês, "Histoire de Cesaria", de Camille Henriot, feito em desenho sobre papel, que a realizadora descreve como "um relatório diário da discórdia que envolve uma vendedora de legumes e a forma como ela e os que a rodeiam vêem o seu corpo".

O Prémio José Abel, destinado ao filme europeu que se distinguir pela melhor qualidade da animação, foi para "Fish Never Sleep", de Gaelle Denis, do Reino Unido, feito em desenho sobre papel e animação por computador a duas dimensões.

Quanto ao Prémio Gaston Roche, destinado pelo Instituto Português da Juventude à melhor primeira obra, coube "ex-aequo" a dois filmes franceses, "Sans Queue ni Tête", de Sandra DesmaiziŠres, e "Hotel du Phare", de Tugdual Birotheau.

Os jornalistas acreditados no Cinanima atribuíram, após várias votações muito divididas, o Prémio Alves Costa ao filme britânico "War Game", uma média-metragem de 29 minutos, do realizador Dave Unwin, executado na clássica técnica de desenho sobre papel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)