Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Fundação aberta já na Primavera

A Fundação Saramago foi criada em Junho de 2007, funciona na Casa dos Bicos e só falta mesmo abrir portas. A inauguração acontecerá, segundo a presidente, Pilar del Río, já nesta Primavera, com uma exposição sobre a obra do Nobel da Literatura de 1998.

27 de Dezembro de 2011 às 01:00
Viúva de José Saramago quer música desde o Castelo de São Jorge até à Casa dos Bicos
Viúva de José Saramago quer música desde o Castelo de São Jorge até à Casa dos Bicos FOTO: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

"Gostava muito que quando a fundação abrisse, houvesse música desde o castelo [de São Jorge] até à Casa dos Bicos, porque estamos a honrar um português que, apesar de já não estar connosco, nos honra a todos", disse Pilar, reforçando: "E porque, finalmente, a Casa dos Bicos vai deixar de ser uma dependência administrativa e passa a ser um espaço de fruição pública."

Ainda sem data oficial de inauguração, a Primavera é a estação apontada pela viúva de José Saramago, que justifica a escolha por se tratar de um "tempo de renascimento".

Já no início de 2012, o espólio de Saramago começa a fazer o percurso de Lanzarote, nas ilhas Canárias – onde o Nobel viveu os últimos anos de vida com a mulher, – para a Casa dos Bicos, em Lisboa.

Depois, há que proceder à organização e classificação do material. De Lanzarote virá a parte mais significativa da biblioteca, excepto o material que se encontra no México, na exposição ‘A Consistência dos Sonhos’.

A Fundação ocupará quatro pisos da Casa dos Bicos. O primeiro será um espaço expositivo, o segundo alberga os serviços administrativos, o terceiro uma biblioteca e o quarto é destinado a encontros e debates.

CASA DOS BICOS LISBOA EXPOSIÇÃO SARAMAGO
Ver comentários