Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Fura deslumbram a 30 metros do solo

"Mas eles estão por cima de nós”. A estupefacção e a surpresa apoderaram-se dos milhares de espectadores que assistiram ao espectáculo da companhia de teatro catalã La Fura dels Baus, ontem de madrugada em Santa Maria da Feira, integrado no Festival Imaginarius. Pessoas de todas as idades exclamaram a satisfação de testemunharem uma exibição tão ‘invulgar’ de teatro aéreo que chegou a simular chuva e deixar o público completamente encharcado.
20 de Junho de 2005 às 00:00
Quarenta e oito actores vestiram-se com fatos de mergulho e prenderam-se a uma rede
Quarenta e oito actores vestiram-se com fatos de mergulho e prenderam-se a uma rede FOTO: d.r.
Conforme a produção dos La Fura dels Baus tinha avançado ao Correio da Manhã, a luz, a água e o fogo foram mesmo os protagonistas da ‘Xarxa 25’, uma encenação cujo lema é a união, e que comemora um quarto de século de carreira do grupo.
O espectáculo desenvolveu-se durante 15 minutos ao ar livre, com o Castelo de Santa Maria da Feira a servir de espelho. Inicialmente, os actores surgiram no meio do público, vestidos com fatos de mergulho, mas depois a acção passou para uma grua, que sustentava uma rede ao estilo de uma nave espacial, onde se penduraram os 48 voluntários que a companhia seleccionou e treinou. Por trás foi colocada uma cascata pirotécnica que lançou fogo de artifício durante alguns minutos.
A 30 metros do chão, os actores protagonizaram diversos movimentos que, conjugados com as luzes e a música, geraram magníficos efeitos visuais. O público teve mesmo de olhar para o céu, já que a rede onde se desenrolava a acção ia girando por cima das suas cabeças.
Os La Fura dels Baus reservaram para os minutos finais o momento alto do espectáculo, quando os actores se transformaram em fontes que, simulando fortes pingos de chuva, molharam grande parte da audiência. No entanto, nem assim o público desanimou e, pelo contrário, vibrou ainda mais aplaudindo fortemente a audácia do grupo.
Terminada a exibição, o público mostrava-se rendido aos efeitos cénicos dos ‘Fura’, mas quem não vai esquecer a experiência é Viviana Magalhães, uma das actrizes voluntárias que o CM já tinha entrevistado durante os ensaios. “Foi magnífico, nunca hei-de esquecer a sensação de actuar para os ‘Fura’, a 30 metros das pessoas e com o Castelo à minha frente. Estou sem palavras”, confessou emocionada.
LA FURA DELS BAUS SÃO GRUPO DE CULTO DESDE 1975
Com ‘Xarxa 25’, a companhia catalã comemora 25 anos de carreira pautados por uma linguagem, estética e estilo próprios. Em Santa Maria da Feira, aos 11 elementos do grupo juntaram-se 48 voluntários para participar no espectáculo.
La Fura dels Baus são conhecidos entre a crítica por combinar artes cénicas e provocar fortes reacções no público, como aconteceu em Lisboa, durante a exibição de ‘XXX’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)