Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Gaia: Douro Marina inaugurada este sábado

A primeira fase da Douro Marina é inaugurada este sábado em Gaia e corresponde a um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros numa estrutura com estacionamento para 300 embarcações até 20 metros.

4 de Fevereiro de 2012 às 11:40
A cerimónia de inauguração está marcada para as 15h00 deste sábado
A cerimónia de inauguração está marcada para as 15h00 deste sábado FOTO: Lusa

A partir deste sábado a Douro Marina, considerada a "maior infra-estrutura náutica entre Cascais e a Galiza", permitirá "vários tipos de utilização", com possibilidade de estadias de curta duração (um mês ou menos) ou longa duração (mais de um mês), salientou Manuel Cunha, director geral da infra-estrutura.

Assumindo-se como um "ponto de paragem obrigatório para os navegadores em trânsito na costa ocidental", a marina permite alojar barcos com calado até três metros e comprimento até 20 metros em todas as condições de maré, tendo já mais de 150 pré-reservas.

Para a segunda fase, cuja conclusão está prevista para Julho, ficam os edifícios de apoio e a abertura de uma zona comercial e de restauração, bem como locais para apoio das actividades náuticas.

Inicialmente anunciada para Junho de 2011, a Douro Marina acabou por ser alvo de uma "redefinição do projecto dos edifícios", tendo o Grupo MCA optado por fazer um "investimento suplementar" que acabou por atrasar a conclusão da obra.

A área de concessão compreende a zona de estacionamento de embarcações, com cerca de 49 mil metros quadrados, e outra para estacionamento temporário a seco para reparações, com mais de quatro mil metros quadrados, apoiada por um edifício oficinal.

A cerimónia de inauguração está marcada para as 15h00 e contará com a presença dos secretários de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, e da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa.

A cerimónia, a ser presidida pelo presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, terá ainda a actuação de Rui Veloso.

Douro Marina Gaia Manuel Cunha Rui Veloso António Almeida Henriques Sérgio Silva Monteiro Marco António Costa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)