Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

‘Gaiola’ que vale ouro

Quase 200 mil espetadores já viram filme com Joaquim de Almeida.
17 de Agosto de 2013 às 01:00
Joaquim de Almeida e Rita Blanco são as estrelas do filme
Joaquim de Almeida e Rita Blanco são as estrelas do filme FOTO: Direitos Reservados

Em apenas duas semanas, o filme ‘A Gaiola Dourada’, que marca a estreia do luso-francês Ruben Alves na realização, já foi visto por 197 980 espectadores em Portugal, de acordo com os dados ontem divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Estes números, que representam uma receita de bilheteira superior a um milhão de euros, colocam o filme protagonizado por Joaquim de Almeida e Rita Blanco como o nono mais visto do ano. Contudo, nas próximas semanas, a película deverá ganhar posições neste ranking, atualmente liderado por ‘Velocidade Furiosa 6’, que conta com mais de 424 mil espectadores. Para entrar nos cinco mais vistos, o filme terá de alcançar ‘Monstros: A Universidade’, que apresenta 245 mil espectadores.

O sucesso em Portugal junta se ao êxito atingido em outros mercados, sobretudo o francês, onde ‘Cage Dorée’, no seu título original, foi visto por 1 170 862 espectadores. Somando os resultados de outros países francófonos, como a Suíça, o Luxemburgo e a Bélgica, a obra de Ruben Alves ultrapassou 1,5 milhões de espectadores, garantido receitas de bilheteira próximas dos dez milhões de euros. Valores que vão continuar a crescer, já que, além do sucesso em Portugal, acaba de estrear no Canadá, estando ainda prevista a exibição em Itália, Austrália, Brasil e Nova Zelândia.

‘A Gaiola Dourada’, rodado em Paris e na região do Douro, é uma comédia que brinca com estereótipos sobre a comunidade portuguesa que emigrou para França a partir dos anos 1960.

"É tempo de homenagear estas pessoas todas que fugiram do País, foram trabalhar para fora e lutar pela vida", disse Ruben Alves aquando da estreia do filme em França.

Gaiola Dourada Ruben Alves cinema filme Joaquim de Almeida
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)