Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Gangsters, vírus e exorcismo na Croisette

São propostas bem diferentes as de 'Lawless', 'Beyond the Hills' e 'Antiviral', apresentadas na competição e secção Un Certain Regard.
20 de Maio de 2012 às 01:00
Filho e pai Cronenberg, acompanhados pela actriz Sarah Gadon
Filho e pai Cronenberg, acompanhados pela actriz Sarah Gadon FOTO: Stephane Reix/EPA

Na ventosa e friorenta Croisette, o dia foi dominado pela exibição em competição de 'Lawless', uma visão sobre a Lei Seca que evoca a história verídica dos irmãos Bondurant e do papel que tiveram na industria paralela de trafico de bebidas alcoólicas.

O realizador australiano John Hillcoat oferece um filme em estilo de western clássico, com tonalidades épicas, sublinhado pelos diálogos criados pelo músico Nick Cave.

Shia Labeouf, Tom Hardy e Jason Clark são convincentes no papel destes manos à procura do sonho americano num país dominado pela Grande Depressão. Este excesso de testosterona é compensado pela presença adequada de Jessica Chastain e Mia Wasikowska.

Na sessão da noite anterior, havíamos visto a nova incursão do romeno Cristian Mungiu (vencedor da Palma de Ouro, em 2007, com '4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias'). Sempre provocador, insinua agora uma relação íntima entre uma freira e a amiga que a veio visitar num conservador mosteiro ortodoxo, acabando mesmo por motivar um singular exorcismo.

Tivemos ainda a oportunidade de ver 'Antiviral', a estreia de Brandon Cronenberg, filho do realizador de 'Cosmópolis', exibido na secção Un Certain Regard.

Numa outra variante sobre a cultura de celebridades, Brandon ensaia uma história (escrita pelo próprio) onde um empregado de uma clínica especializada na venda de vírus de famosos (Caleb Landry March), não só trafica vírus de clientes como ele próprio que se infecta com o vírus que matou uma estrela. Tudo muito 'cronenberguiano', mas sem o mesmo enlevo.

cannes cosmopolis antiviral cronemberg lawless david cronenberg festival cinema gangsters
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)