Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Gilberto Gil só com o violão

Acompanhado apenas do violão, Gilberto Gil deu um concerto memorável, sexta-feira à noite, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, onde horas antes fora agraciado com o título Doutor ‘Honoris Causa’.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
Gilberto Gil subiu ao palco apenas com o violão
Gilberto Gil subiu ao palco apenas com o violão FOTO: Ricardo Estudante
O músico, despido da ‘roupagem’ de Ministro da Cultura do Brasil, subiu ao palco apenas com o seu violão, prescindindo de qualquer outro acompanhamento. Num encontro hoje em dia pouco habitual, Gilberto Gil deu um concerto intimista, ao género ‘unplugged’, conversando abundantemente com a assistência e deixando correr, ao longo de quase duas horas, a música e as canções.
A plateia vibrou com a oferta de um conjunto de ‘velhas’ melodias – muito conhecidas e aplaudidas – e um ou dois temas mais recentes.
Gilberto Gil, que este ano completou 64 anos, fez uma curta passagem por Portugal para, a convite da Universidade de Aveiro, participar nas cerimónias dos 33 anos da instituição académica.
O percurso do homem e do músico e o seu papel nos últimos quatro anos em prol da cultura no Brasil e no espaço lusófono levaram a universidade a atribuir-lhe a distinção de Doutor ‘Honoris Causa’.
Gilberto Gil, que, no discurso de agradecimento, fez referência ao trabalho realizado pela sua equipa à frente do Ministério da Cultura brasileiro, confessou, mais tarde, em conversa com os jornalistas, que está “a avaliar a possibilidade de continuar no governo de Lula da Silva”.
Depois de ter dito que apenas faria um mandato, o ministro admite reconsiderar, a pedido do presidente, e anunciou que na próxima semana dará a resposta definitiva.
“Espero que haja uma continuidade no trabalho desenvolvido. Os modelos estão criados e há mais experiência para levar o trabalho por diante”, referiu.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)