Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

GILBERTO GIL VAI GRAVAR SAMBA ALGARVIO

O baiano Gilberto Gil, ministro da Cultura do Brasil, vai incluir no seu próximo trabalho um samba construído em Portimão, no Algarve, há dois anos, pouco antes de assumir funções governativas. “Essa foi a minha última criação. Desde aí o tempo tem escasseado”, revelou ontem o artista, pouco antes de apresentar no Parque de Feiras e Exposições de Portimão o trabalho ‘Eletracústic’.
28 de Agosto de 2004 às 00:00
“Máquina de ritmo tão prática, tão fácil de ligar. Nada além de um bom botão sobre a leve pressão de um polegar”, assim começa o tema ‘Máquina de Ritmo’, nascido no Algarve, que o público de Portimão não pôde ouvir ontem à noite, pois “ainda estão por fazer alguns acertos antes de o incluir no repertório.”
Convidado para o lançamento da construção do Museu de Portimão, na sua função de ministro, Gilberto Gil deu conta da satisfação de participar num acto “importante, pois trata-se de um equipamento dedicado à componente marítima e do Algarve saíram os barcos que chegaram ao Brasil, proporcionando essa amálgama que é a civilização sul-americana.”
À noite o músico apresentou um espectáculo “de ligação entre a tradição, os instrumentos acústicos e os instrumentos electrónicos”, prometendo um novo disco dedicado ao samba, enquanto procura conciliar a música e a política. “Já sabia que o tempo seria sempre pouco...”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)