Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Gisela João estreia-se no Reino Unido

Digressão de quatro datas.
29 de Maio de 2015 às 10:05
Na capital britânica, Gisela João vai abrir o Festival Songlines Encounters
Na capital britânica, Gisela João vai abrir o Festival Songlines Encounters FOTO: João Miguel Rodrigues

A fadista Gisela João apresenta-se pela primeira vez em palcos britânicos, numa digressão de quatro datas pelo Reino Unido, que se inicia terça-feira, em Manchester.


A fadista portuguesa participa na primeira digressão 'Songlines Encounters Festival On Tour', promovido pela publicação especializada em música Songlines, e apresentar-se-á em Manchester (2 de junho), Bury St Edmunds (3 de junho), Londres (dia 4) e Southampton (a 5 de junho).


Na capital britânica, Gisela João vai abrir o Festival Songlines Encounters, que vai decorrer de 4 a 6 de junho, num dia dedicado à música mediterrânica, durante o qual será também projetado o documentário 'Mariza e a História do Fado', produzido pela BBC, em que se cruza um retrato da fadista portuguesa com a história do fado. 


Gisela João, 31 anos, natural de Barcelos, venceu o Prémio José Afonso em 2014, um ano após a estreia em álbum, sob título homónimo, no qual, a par de inéditos como '(A casa da) Mariquinhas', interpreta temas dos repertórios de Amália Rodrigues, Carlos Ramos e Flora Pereira, entre outros.


Numa crítica ao registo, publicada na semana passada, a revista Songlines afirma que a "nova fadista passa facilmente o teste do arrepio", referindo-se à reação espontânea que se sente ao escutar as suas músicas. 


"Ela tem a capacidade de criar uma vertigem emocional, tanto na mais mais dramática e angustiante canção de amor, como nas canções folclóricas mais ligeiras", lê-se.

Gisela João Reino Unido
Ver comentários