Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Globos de Ouro: Filme com George Clooney vai à frente

'Up in the Air', em que George Clooney interpreta um homem especializado em fazer despedimentos nas mais variadas cidades - estreia em Portugal a 18 de Fevereiro, com o título 'Nas Nuvens' -, obteve o maior número de nomeações (seis) para os Globos de Ouro, divulgadas hoje em Beverly Hills, nos EUA. Os galardões da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que serão entregues a 17 de Janeiro, são vistos como um barómetro dos Óscares.
15 de Dezembro de 2009 às 14:31
George Clooney interpreta um especialista em 'downsizings'
George Clooney interpreta um especialista em 'downsizings' FOTO: d.r.

Além de George Clooney, na categoria de Melhor Actor em Filme Dramático, 'Up in the Air' concorre aos Globos de Ouro de Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador (Jason Reitman), Melhor Actriz Secundária (Anna Kendrick e Vera Farmiga) e Melhor Argumento.

Logo a seguir vem 'Nine', extravagância sobre as nove mulheres da vida de um realizador interpretado por Daniel Day-Lewis (nomeado para Melhor Actor em Filme de Comédia ou Musical). Além da categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, habilita-se ao Globo de Ouro de Melhor Actriz (a francesa Marion Cotillard, que já obteve o Óscar de Melhor Actriz por 'Piaf'), Melhor Actriz Secundária (Penélope Cruz) e Melhor Canção Original.

Outro favorito dos prémios atribuídos pelos jornalistas estrangeiros que cobrem a actualidade de Hollywood é a ficção científica 'Avatar', que estreia em Portugal na quinta-feira, na corrida para Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador (recompensando uma década de esforços de James Cameron), Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original.

Mais atrás no número de nomeações vêm três dos filmes mais apreciados pela crítica: o drama sobre o Iraque 'Hurt Locker' (Melhor Filme Dramático; Melhor Realizador, para a cineasta Kathryn Bigelow; e Melhor Argumento), 'Sacanas sem Lei' (Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador, recompensando os excessos de Quentin Taraintino, e Melhor Actor Secundário, para o austríaco Christoph Waltz) e 'Invictus', sobre a vida de Nelson Mandela, que falhou a nomeação para Melhor Filme mas tem Clint Eastwood nomeado para Melhor Realizador, Morgan Freeman para Melhor Actor em Filme Dramático e Matt Damon para Melhor Actor Secundário.

Glee é a série mais nomeada

Entre as séries de televisão concorrentes aos Globos de Ouro, a que conseguiu um maior número de nomeações foi 'Glee', recém-estreada na Fox Life, na corrida a quatro galardões: Melhor Série de Comédia ou Musical, Melhor Actor, Melhor Actriz e Melhor Actriz Secundária.

Na categoria de Melhor Série Dramática não há grandes novidades - 'Big Love', 'Dexter', 'House', 'Mad Men' e 'Sangue Fresco' - enquanto '30 Rock', 'Entourage', 'Glee', 'Modern Family' e 'O Escritório' lutam pelo Globo de Ouro de Melhor Série de Comédia ou Musical.

Na categoria de Melhor Actor em Série Dramática, os habituais Bill Paxton ('Big Love'), Hugh Laurie ('House'), Jon Hamm ('Mad Men') e Michael C. Hall ('Dexter') lutam entre si, tal como Kyra Sedgwick ('The Closer'), January Jones ('Mad Men'), Glenn Close ('Sem Escrúpulos') e Anna Paquin ('Sangue Fresco') para Melhor Actriz no mesmo tipo de série.

Maior renovação ocorreu nas séries de comédia: Tina Fey e Alec Baldwin podem ganhar os respectivos Globos de Ouro graças a '30 Rock'  mas a primeira tem - além de Toni Collette por 'As Taras de Tara' - a concorrência da regressada Courteney Cox ('Cougar Town'), enquanto o segundo enfrenta Thomas Jane, protagonista de 'Hung' (série que deve o nome ao tamanho dos genitais da personagem). Além de David Duchovny ('Californication') e Steve Carell ('O Escritório').

Ao contrário do que era esperado, 'Flash Forward' - novo fenómeno televisivo que passa em Portugal no AXN - não mereceu qualquer atenção da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. E 'Lost - Perdidos', cuja temporada final arranca em 2010, só está representado por Michael Emerson, o sinistro e indecifrável vilão-ou-talvez-não Ben, na categoria de Melhor Actor Secundário.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)