Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Google comemora aniversário de Leo Tolstoy

Autor do livro "Anna Karenina" nasceu há 186 anos.
C.C. 9 de Setembro de 2014 às 09:13
Autor do livro “Anna Karenina” nasceu há 186 anos.

O Google assinala, esta terça-feira, o 186º aniversário do escritor russo Leo Tolstoy com um doodle interativo (veja o vídeo no final do texto). Na página inicial do motor de busca são recordadas algumas das obras mais famosas do escritor, como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina", através de uma sequência de quadros animados.

Leo Tolstoy foi uma das figuras mais marcantes da literatura russa do século XIX. Tornou-se conhecido em todo o mundo por, através do seu trabalho, apelar à paz. As suas obras estão recheadas de apelos a uma vida simples, perto da natureza, sem regalias e riquezas.

Conhecido também como Leon, Leão ou Liev Tolstoi, o russo é autor de várias frases marcantes sobre a literatura, a vida, a arte, o amor e a moral. Uma das frases mais conhecidas do escritor é: "eu escrevo livros, por isso sei todo o mal que eles fazem", bastante utilizada pelos fãs de Leo Tolstoy.

(Doodle que comemora aniversário de Leo Tolstoy)

O escritor russo morreu aos 82 anos, vítima de uma pneumonia.

"Espero que o doodle inspire quem o vê"
Roman Muradov, designer do Google para as ilustrações, foi o responsável pela criação do doodle interativo em homenagem a Leo Tolstoy e pretende inspirar "quem o vê a descobrir e revisitar Tolstoy através da leitura e releitura das suas narrativas atemporais".

(Doodle de Leo Tolstoy enquanto estava a ser feito, no Photoshop)

Veja aqui todos os doodles já publicados

Google Leo Tolstoy Anna Karenina Leon Liev Tolstoi Roman Muradov comemoração aniversário
Ver comentários