Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Governo dá nome de Cesária Évora a aeroporto de São Vicente

O Governo de Cabo Verde aprovou esta quinta-feira o projecto de resolução que atribui o nome da cantora Cesária Évora, falecida no sábado passado, ao Aeroporto de São Vicente.
22 de Dezembro de 2011 às 21:42
Rui Semedo considerou que foi um acto de "justiça" atribuir o nome de Cesária Évora ao aeroporto, mesmo à revelia dos moradores da localidade de São Pedro
Rui Semedo considerou que foi um acto de 'justiça' atribuir o nome de Cesária Évora ao aeroporto, mesmo à revelia dos moradores da localidade de São Pedro FOTO: Sérgio Lemos

A proposta apresentada no início desta semana e que já havia merecido o aval do primeiro-ministro, foi um dos temas em discussão no Conselho de Ministros.  

Segundo o ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, trata-se de um reconhecimento à cultura cabo-verdiana e ao percurso de uma artista que soube valorizar o país e levar a "alma" cabo-verdiana a todos os cantos do mundo.  

"Cesária Évora é uma artista que soube dar valor à nossa música e soube ser uma verdadeira intérprete da voz cabo-verdiana, do sentir cabo-verdiano e projectar Cabo Verde em todos os cantos como mais ninguém conseguiu fazer", disse.  

Rui Semedo considerou que foi um acto de "justiça" atribuir o nome de Cesária Évora ao aeroporto, mesmo à revelia dos moradores da localidade de São Pedro (onde se situa o aeroporto), que ontem contestaram a intenção de mudar o nome da infra-estrutura.  

Ao comentar a contestação dos habitantes da localidade, que embora reconheçam o valor da Cesária Évora não querem a mudança do nome da infraestrutura, Rui Semedo considerou "normal" este posicionamento, já que "estamos numa sociedade livre com liberdade de expressão e as pessoas podem expressar" 

"O aeroporto será sempre em São Pedro, na localidade e não é o nome que retira a importância da localidade que alberga o aeroporto", disse. 

Na reunião desta quinta-feira foi aprovada a resolução que cria a Alta Curadoria para o sítio histórico da Cidade Velha, património mundial, e o Gabinete Técnico Conjunto como órgãos com competências política e técnica na gestão do património mundial.  

cabo verde cesária évora aeroporto são vicente mindelo
Ver comentários