Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Graça Moura recebe sábado Prémio Morgado de Mateus

O escritor Vasco Graça Moura vai receber no sábado, em Vila Real, o Prémio Morgado de Mateus 2013, galardão criado pela Fundação Casa de Mateus em 1980 para distinguir o conjunto da obra de um autor.

19 de Setembro de 2013 às 15:40
Vasco Graça Moura é distinguido pelo conjunto da sua obra, que abarca todos os géneros literários
Vasco Graça Moura é distinguido pelo conjunto da sua obra, que abarca todos os géneros literários FOTO: Sérgio Lemos

O prémio foi anunciado a 26 de junho pela instituição e, na altura, o escritor, contactado pela Lusa, disse ter sentido “grande surpresa e grande contentamento” com a atribuição deste galardão pela Fundação da Casa de Mateus.

“Não contava, de todo, com o prémio, mas é muito gratificante”, disse na altura o autor, referindo que teve uma longa ligação à Fundação Casa de Mateus e que este prémio é uma espécie de ‘chave de ouro’ a encerrar essa relação.

O Prémio Morgado de Mateus – criado para distinguir o conjunto da obra de um autor – foi instituído em 1980, ano em que foi atribuído ex-aequo a Miguel Torga e Carlos Drummond de Andrade, e não voltou a ser entregue, até este ano.

“Durante anos e anos, tive uma ligação ao trabalho da Fundação e do próprio Prémio D. Dinis, a cujo júri pertenci. Este Prémio Morgado de Mateus foi recriado, julgo eu, para remate de um ciclo”, apontou o escritor de 71 anos, nascido no Porto.

Vasco Graça Moura, escritor, tradutor, ensaísta e atual presidente do Centro Cultural de Belém, disse ainda que “não contava nada” com a opção do júri para a entrega deste prémio de reconhecimento de mérito literário e cultural: “Até me deixa embaraçado”.

O júri do Prémio Morgado de Mateus 2013 foi constituído por Eduardo Lourenço, Vítor Aguiar Silva e Nuno Júdice, e atribuiu-o, por unanimidade, a Vasco Graça Moura pelo conjunto da sua obra.

Entre outros galardões, Vasco Graça Moura recebeu a Ordem de Santiago da Espada, o Prémio Pessoa, o Prémio Vergílio Ferreira e o Prémio de Tradução 2007 do Ministério da Cultura de Itália.

Cultura Vasco Graça Moura Prémio Morgado de Mateus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)