Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Grande tarde de forcados

Havia bastos motivos de interesse na corrida do semanário ‘Farpas’, realizada domingo, na Moita do Ribatejo. Contudo, sendo tarde de futebol em que se discutia o título, a assistência ficou aquém do esperado.
24 de Maio de 2005 às 00:00
Porém, os cerca de três mil aficionados presentes disfrutaram de um espectáculo divertido, com interessantes fases do toureio a cavalo perante toiros Ortigão Costa nem sempre fáceis e, acima de tudo, pela magnífica actuação dos forcados do Aposento da terra a comemorarem o seu 30º aniversário.
Mestre João Moura, na lide do seu segundo, esteve em grande, valendo-se do saber e experiência para colocar quatro ou cinco ferros da sua marca, depois de magníficas preparações. Ao 2º da ordem, pouco fez perante um toiro nada colaborante, embora se luzisse em dois curtos e num de palmo com que encerrou a lide.
Rui Fernandes não esteve feliz nem com os toiros, nem com a forma como desenvolveu o seu toureio. Esteve diligente perante toiros cujas características não se adaptam à sua forma de lidar, por isso algumas saídas em falso, como na lide do 5º. Saliente-se, porém, no seu 1º, a boa colocação da ferragem e alguns remates das sortes com a ‘pirueta castelhana’ que o público apreciou, aplaudindo com entusiasmo.
FUTURO COM MUITO ÊXITO
Filipe Gonçalves, que recebeu alternativa de Moura, com o testemunho de Rui Fernandes, denotou natural ansiedade, abusou da velocidade no toiro difícil e parado que abriu praça. Luziu-se num comprido, dois curtos e pouco mais. No que encerrou a corrida, o melhor toiro da tarde, o jovem algarvio intercalou ferros bem preparados e cravados com falhanços, não sendo também feliz com a colocação da ferragem e nos pares de bandarilhas a duas mãos que poderia. Mas, porque é jovem, desembaraçado na sela e possui sentido de lide, tem futuro com muito êxito.
Antigo cabo, João Simões, João Camejo, Luís Fera, Tiago Torres, Tiago Ribeiro e o actual cabo, Helder Queiroz, foram os forcados de serviço e estiveram simplesmente brilhantes na suas pegas. Relevo para Queiroz, que executou uma sensacional pega que mereceu volta à arena e chamada especial. Prenda bonita para o grupo, a juntar às que foram atribuídas pela Câmara Municipal, empresa e organização da corrida e pela Tertúlia Tauromáquica Moitense.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)