Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Grupo de idosos causa sensação

Um original grupo britânico constituído por elementos com mais de 90 anos está a causar um frenesim na internet, com uma versão de ‘My Generation’, dos The Who.
31 de Maio de 2007 às 00:00
Grupo de idosos causa sensação
Grupo de idosos causa sensação FOTO: D.R.
O vídeo do tema está disponível no sítio YouTube e desde que ali foi colocado, há poucas semanas, já foi visto por mais de dois milhões de pessoas, número que passa a ser recorde de visitas daquele sítio.
O grupo, denominado The Zimmers, surgiu, na verdade, nos EUA. A ideia é de Tim Samuels, que realizou um documentário sobre as precárias condições de milhões de reformados britânicos que vivem sós e abandonados. Estimativas indicam que são cerca de 3,5 milhões os idosos que vivem sem qualquer companhia e meio milhão os que estão colocados em asilos.
Em viagem por Inglaterra, o autor do documentário reuniu então uma série de idosos interessados em gravar o tema – alguns até que o conheciam –, levou-os até aos famosos estúdios de Abbey Road (local onde os Beatles gravavam) e registou ‘My Generation’, um tema composto em 1965. A produção foi assumida por Mike Hedges, que já trabalhou com U2, Dido e The Cure, sendo a edição por conta da editora X-Phonics.
A vocalização foi entregue a Alf, um reformado de 90 anos, que não teve problemas em cantar ‘I hope i die before i get old’ (‘espero morrer antes de chegar a velho’, em tradução literal). “Eu nasci de novo. Tenho 90 anos e estava preso a uma rotina. Agora sinto que estou a viver de novo”, disse o vocalista dos The Zimmers. Ao longo do vídeo, várias são as alusões à solidão dos idosos, que parodiam ainda alguns clichés do rock, como o atravessar a passadeira em Abbey Road (tal como a capa do disco homónimo dos Beatles), partem guitarras à Pete Townshend (guitarrista dos The Who) ou destroem a bateria como o membro original do grupo, Keith Moon, já falecido. O vídeo finaliza até com um gesto politicamente incorrecto.
Além de Alf, o grupo integra ainda Buster, com 100 anos, e Winnie, uma senhora de 99. “Diverti-me muito”, disse à BBC apoiada numa bengala.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)