Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Grupo Vá-de-Viró actua em Tavira

O grupo Vá-de-Viró actua amanhã à noite (22h00) na Praça da República, em Tavira, num espectáculo de música de raiz tradicional.
10 de Setembro de 2007 às 00:00
O grupo algarvio é composto por dez elementos e já lançou três trabalhos discográficos
O grupo algarvio é composto por dez elementos e já lançou três trabalhos discográficos FOTO: d.r.
Fundado em Abril de 1992, por sugestão de alguns alunos do Conservatório do Algarve, o grupo teve a partir da primeira hora a colaboração do professor Paulo Cunha, desde então coordenador artístico e director musical.
Dez elementos, que têm em comum o gosto pela música de raiz popular e vivência tradicional, integram os Vá-de-Viró, com um reconhecido trabalho realizado ao longo de década e meia, em particular no Sul do País.
Até ao momento o grupo conta com três trabalhos discográficos – ‘Escale au Portugal’ (1995), ‘Vivências ‘ (1997) e ‘Outras Músicas’ (2000) – sendo o repertório dos espectáculos ao vivo baseado nesses registos.
No trabalho mais recente, os Vá--de-Viró apresentam vários temas tradicionais portugueses, assim como originais de Adriano Saint Aubyn, Gonçalo Pescada e Paulo Cunha, que musicou algumas quadras de António Aleixo, conhecido poeta popular algarvio. Temas tradicionais da Irlanda, Rússia e Brasil fazem também parte do disco.
O grupo actua regularmente no Algarve, onde o seu estilo conhece uma crescente aceitação, mas são também frequentes os concertos fora da região e até no estrangeiro.
Os Vá-de-Viró ensaiam regularmente na sede Associação Cultural Música XXI, em Faro, da qual são associados.
No espectáculo de Tavira poderão ser ouvidos temas de todos conhecidos, como ‘Ao romper da bela aurora’, ‘Alma algarvia’, ‘Chamarrita’, ‘Don solidon’, ‘Fui à fonte beber água’, ‘Marião’, ‘Grândola vila morena’, ‘Vai-t’embora passarinho’ e muitos outros.
Ver comentários