Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

GUERRA CIVIL VALE OITO NOMEAÇÕES

“Cold Mountain”, o filme dramático sobre a Guerra Civil norte-americana, é o principal favorito à conquista dos Globos de Ouro, liderando a corrida aos prémios com oito nomeações.
19 de Dezembro de 2003 às 00:00
As nomeações para a 61.ª edição dos Globos de Ouro, galardão concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, foram ontem divulgadas em Los Angeles e “Could Mountain” (com data de estreia para Portugal marcada para Fevereiro) conquistou nomeações nas categorias mais prestigiadas, concretamente Melhor Filme, Realização e Argumento, às quais se juntam as de Melhor Actriz (prémio para o qual está indicada a actriz australiana Nicole Kidman), Melhor Actor (Jude Law), Actriz Secundária (Renée Zellweger), e ainda Música Original e Canção.
A cerimónia de entrega dos troféus está marcada para 25 de Janeiro do próximo ano, precisamente dois dias antes do anúncio das nomeações para os Óscares, o maior prémio da indústria cinematográfica norte-americana. De acordo com os críticos, os Globos de Ouro são o indicador mais fiel para os Óscares, que a Academia atribuirá em Fevereiro.
Além de “Cold Mountain”, outras das películas com mais hipóteses de de vitória são “Lost Translation”, de Sofia Coppola, e “Rio Místico”, do veterano Clint Eastwood, tendo ambas recebido cinco nomeações, incluindo Melhor Filme e Realização.
quatro para ‘anéis’
O último filme da trilogia “O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei”, arrecadou ‘apenas’ quatro nomeações, mas concorre igualmente ao galardão de Filme do Ano. Esta será a última oportunidade do realizador Peter Jackson ver reconhecida a sua fantástica trilogia, uma adaptação da obra de J.R.R. Tolkien.
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que reúne cerca de 90 jornalistas, indicou ainda a lista de candidatos ao troféu para melhor comédia ou musical, da qual fazem parte dos filmes "Bend It Like Beckham", "Big Fish", "À Procura de Nemo", "Lost in Translation" e "O Amor Acontece”, película que conta com a participação da cantora e actriz portuguesa Lúcia Moniz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)