Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Há festa no Cavern

Cumpriram-se ontem os 50 anos do Cavern, clube de Liverpool celebrizado por ter recebido no seu espaço os míticos Beatles e, para assinalar a data, até domingo multiplicam-se no local bandas e concertos.
17 de Janeiro de 2007 às 00:00
O Cavern Club teve a sua época dourada entre 1961 e 1963
O Cavern Club teve a sua época dourada entre 1961 e 1963 FOTO: d.r.
O programa arrancou ontem com uma festa que prometia mais de 13 horas de música mas só para convidados. O pontapé de saída ficou a cargo da banda que inaugurou a casa, a saber, The Merseysippi Jazz Band, a quem sucederam 30 outras bandas.
“É uma celebração da música feita de música desde a que aqui se tocava em 1957 até à que se toca hoje, por isso, temos também bandas mais contemporâneas de maneira a reflectir a evolução do clube”, fez saber Dave Jones, porta-voz do clube.
À música foi juntar-se uma peça de arte pública com a reprodução da entrada do clube original e, assim, ficou completo o programa do dia.
O clube, que abriu com jazz e hoje acolhe música de todos os géneros, teve a sua época dourada entre 1961 e 1963, graças à actuação dos Fab Four, mas teve um ano negro em 1973... Demolida nesse ano, ‘A Caverna’ reabriu dez anos mais tarde com novo visual mas com os velhos tijolos recuperados do edifício original.
Conhecida a história, conheça-se alguns dos músicos em palco nesta semana de festa, nomeadamente, ‘Kashmirs’ e ‘The Rich’ (hoje), ‘The Sessions’ e ‘15 Storeys High’ (amanhã). No domingo, último dia, Tim Shaw assegura o encerramento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)