Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Heavy metal português em livro

Percurso do rock pesado em Portugal e as suas raízes explicados às gerações mais novas.
12 de Abril de 2013 às 17:02

‘Breve História do Metal’ abrange o nascimento do rock pesado nacional nos anos 60 até à consolidação do heavy metal em 1999. Autor apresenta o livro sábado à noite, a partir das 23h00, no Club Noir, em Lisboa.

“Não havia nada escrito até à altura sobre os primórdios do heavy metal feito em Portugal”. As palavras são de Eduardo Almeida, autor de ‘Breve História do Metal’ sob o pseudónimo Dico, como é conhecido no meio. A vontade de escrever algo sobre o metal português “já vem desde a juventude”, justifica o escritor, que passou por bandas como os Sacred Sin ou os Dinosaur.

A obra visa preencher uma “lacuna incompreensível” nesta área musical e explicar aos admiradores mais jovens as raízes do rock nacional mais pesado. “Grande parte dos fãs acreditam que o heavy metal português nasceu no início da década de 80”, afirma Dico. “O que demonstro neste livro é que a génese do movimento” começa muito antes, onde pontificam nomes como os The Playboys, Júlio Pereira ou José Cid.

A primeira parte da obra “aborda a génese do rock pesado desde os anos 60 até ao final do ‘boom’ do rock português”. Alguma ingenuidade e muita rebeldia marcam as atuações ao vivo dos grupos dessa época, com testemunhos bem humorados pelos protagonistas. O capítulo encerra com biografias breves dos principais nomes que marcaram esses anos, com especial destaque para os Arte & Ofício e os Roxigénio.

A segunda parte reflete o desenvolvimento do ‘underground’ no início dos 80, com o nascimento e morte de dezenas de bandas, até à consagração dos Moonspell de Fernando Ribeiro. Não são esquecidas as romarias ao Dramático de Cascais para ver Iron Maiden ou Motörhead, e os atos de vandalismo e violência em redor do pavilhão que tornaram míticos aqueles concertos.

‘Breve História do Metal’ foi acolhida de forma positiva pela irmandade metálica, ao ponto de estar já na rua a segunda tiragem em edição de autor. A discoteca Club Noir, em Lisboa, recebe sábado à noite, 13 de abril, os fãs na apresentação ‘oficiosa’ do livro com a presença de Dico.

Club Noir rock heavy metal livro ‘Breve História do Metal’ Eduardo Almeida Dico
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)