Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Hollywood domina Festival de Veneza

Criticado por, alegadamente, ter sacrificado a vocação de olhar o cinema como arte e não como receita de bilheteira, arranca hoje o 64.º Festival Internacional de Veneza.
29 de Agosto de 2007 às 00:00
Hollywood domina Festival de Veneza
Hollywood domina Festival de Veneza FOTO: Claudio Onorati/Epa
A competição oficial que integra 22 filmes é dominada pelas produções ‘made in Hollywood’ – nove, no total – e o tema repetente é a guerra no Iraque, ou, mais concretamente, o impacto que esta tem nos norte-americanos.
Estão neste caso dois fortes candidatos ao Leão de Ouro: ‘In The Valley of Elah’, de Paul Haggis, com um trio de actores de luxo – Tommy Lee Jones, Charlize Theron e Susan Sarandon – a comandar a história de um jovem soldado que regressa do Iraque para morrer assassinado nos Estados Unidos; e ‘Redacted’, em que o cineasta Brian De Palma mostra uma unidade do exército americano a perseguir uma família iraquiana e a forma como a Comunicação Social noticia o incidente.
Muito aguardados são também ‘Lust, Caution’, o novo trabalho de Ang Lee – interditado nos Estados Unidos a menores de 17 devido às cenas de sexo –, vencedor do evento em 2006 com o muito polémico ‘Brokeback Mountain’, e ‘I’m Not There’, com a australiana Cate Blanchett a incarnar o cantor norte-americano Bob Dylan...
Polémicas à parte, e com o inglês como língua dominante, Veneza vai de certeza reunir, até ao próximo dia 8, as atenções da indústria e dos cinéfilos. Quanto mais não seja pela quantidade de estrelas que vão pisar a passadeira vermelha que dá acesso ao Lido: de Woody Allen a Brad Pitt, lá estarão, entre outros, Quentin Tarantino, George Clooney, Bill Murray, Jude Law, Richard Gere, Michael Caine e Julianne Moore.
Já Adrien Brody terá de fazer esquecer a ausência do companheiro de ecrã em ‘The Darjeeling Limited’, Owen Wilson – um dos mais ‘rentáveis’ actores de Hollywood –, hospitalizado em Los Angeles devido a uma tentativa de suicídio. Um cenário negro para os executivos com produções entre mãos: Wilson está a filmar ‘Tropic Thunder’ e é suposto contracenar com Jennifer Aniston na comédia ‘Marley & Me’.
LISTA COMPLETA DOS 22 FILMES QUE COMPETEM PELO LEÃO DE OURO
- ‘Atonement’, de Joe Wright (Reino Unido/EUA)
- ‘The Darjeeling Limited’, de Wes Anderson (EUA)
- ‘Sleuth’, de Kenneth Branagh (Reino Unido/EUA)
- ‘Heya Fawda’, de Youssef Chahine (Egipto)
- ‘Redacted’, de Brian De Palma (EUA)
- ‘The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford’, de Andrew Dominik (EUA)
- ‘Nessuna Qualita Agli Eroi’, de Paolo Franchi’ (Itália, Suíça/França)
- ‘Michael Clayton’, de Tony Gilroy (EUA)
- ‘Nightwatching’, de Peter Greenaway (Reino Unido/Polónia/Canadá/Holanda)
- ‘En la Ciudad de Sylvia’, de José Luis Guerin (Espanha)
- ‘In the Valley of Elah’, de Paul Haggis (EUA)
- ‘I’m Not There’, de Todd Haynes (EUA)
- ‘The Sun Also Rises’, de Jiang Wen (China/Hong Kong)
- ‘Help Me Eros’, de Lee Kang Sheng (Taiwan)
- ‘La Graine et le Mulet’, de Abdellatif Kechiche (França)
- ‘Lust, Caution’, de Ang Lee (EUA/China/Taiwan)
- ‘It’s a Free World’, de Ken Loach (Reino Unido/Itália(Alemanha/Espanha)
- ‘L’ora di Punta’, de Vicenzo Marra (Itália)
- ‘Sukiyaki Western Django’, de Miike Takashi (Japão)
- ‘12’, de Nikita Mikhalkov (Russia)
- ‘Il Dolce e L’Amaro’, de Andrea Porporati (Itália)
- ‘Les Amours d’Astree et de Celadon’, de Eric Rohmer (França/Itália/Espanha).
ESTRELAS EM FILME SOBRE BOB DYLAN
Depois de ‘No Direction Home’, de Martin Scorsese, Bob Dylan volta a ser a personagem central de um filme. Leva o título de ‘I’m Not There’ e é uma realização de Todd Haynes. A película, que ficciona momentos da vida e da careira de Dylan, tem a particularidade de contar com alguns ‘notáveis’, que interpretam fases distintas da carreira do músico. Cate Blanchett e Richard Gere são os nomes mais sonantes do elenco, que integra ainda Heath Ledger, Christian Bale, Ben Wishaw e Marcus Carl Franklin. A estreia é a 21 de Novembro, nos EUA, mas a banda sonora sai a 30 de Outubro, em formato de duplo CD, com 34 temas interpretados por artistas como Eddie Vedder (Pearl Jam), Cat Power, Jeff Tweddy (Wilco) e Sonic Youth. Curioso é o facto de até uma banda ter sido formada para interpretar as canções de Dylan. O grupo chama-se Million Dollar Bashers, foi organizado por Lee Ranaldo (Sonic Youth) e inclui ainda Tom Verlaine (Television), Steve Shelley, Nels Cline (Wilco), Smokey Hormel, John Medeski e Tony Garnier. A banda toca vários temas de Dylan com diferentes vocalistas, casos de Vedder (‘All Along the Watchtower’) e Stephen Malkus (‘Ballad of a Thin Man’). Merecem destaque as versões do próprio Dylan e dos Sonic Youth para o tema título do filme, ‘I’m Not There’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)