Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Hollywood tem melhor fim-de-semana de sempre (COM TRAILERS)

As estimativas de receitas do fim-de-semana passado indicam que o recorde de facturação nos cinemas dos EUA foi ultrapassado em 25 milhões de dólares (mais 17 milhões de euros).

28 de Dezembro de 2009 às 14:44
Efeitos visuais dão dores de cabeça e insónia
Efeitos visuais dão dores de cabeça e insónia FOTO: d.r.

Devido à segunda semana de exibição do filme de ficção científica ‘Avatar’ e à estreia da nova versão das aventuras de ‘Sherlock Holmes’ - ambos já em exibição nos cinemas portugueses, embora não haja dados estatísticos referentes ao fim-de-semana -, os cinemas dos EUA facturaram 278 milhões de dólares (193 milhões de euros), muito acima do fim-de-semana de Julho de 2008 em que estreou ‘O Cavaleiro das Trevas’, filme de Batman em que a estrela era o ‘Joker’ do australiano Heath Ledger, falecido meses antes.

Como seria de esperar, o filme mais visto pelos norte-americanos no fim-de-semana foi ‘Avatar’. A obra nascida de 15 anos de trabalho de James Cameron não só obteve 75 milhões de euros como quase não baixou nada em relação à semana de estreia. Habitualmente verificam-se diminuições entre 30 e 50 por cento.

Outro recorde absoluto foi batido na sexta-feira, pois o ‘Sherlock Holmes’ de Guy Ritchie, com Robert Downey Jr. e Jude Law, teve a melhor estreia de sempre num dia de Natal: 24,9 milhões de dólares (17,3 milhões de euros).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)