Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Homenagem a Lima Freitas

Pintor e ilustrador, publicitário e ensaísta, Lima de Freitas (1927-1998) vai ser homenageado amanhã, a partir das 18h30, na Galeria Corrente d’Arte, Lisboa.
2 de Fevereiro de 2005 às 00:00
‘Lima de Freitas – Um Caminho Secreto’ é, simultaneamente, o título do livro de ensaios e da exposição de muitos dos trabalhos que lhe valeram o título de mestre e ainda da mesa-redonda que junta o filho (José Hartvig de Freitas), o editor (José Manuel Ferreira), a professora Yvette K. Centeno e os críticos de arte Fernando António Baptista Pereira e Maria João Fernandes.
Do livro, uma iniciativa editorial da Hugin, diga-se que contempla ensaios inéditos, ilustrados pelo mestre e apresentados por Maria João Fernandes, com destaque para ‘Os Três Espelhos e a Beleza Paraclética’, o que se traduz por “uma magnífica visão da história da arte sob o signo do esoterismo e uma crítica contundente aos estereótipos de uma contemporaneidade esquecida e ignorante das raízes oníricas e arquetipais da cultura”, lê-se.
Sobre a exposição, sabe-se que integra cerca de 50 trabalhos, entre pintura, desenho e ilustração, nomeadamente, as realizadas para obras de Luiz de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa e ainda testemunhos do seu imaginário alquímico, de que são exemplo ‘O Jardim das Hespérides’ e ‘Junto ao Rio Kebar’ ou ‘A Sibila Eritreia’ e ‘O Paracleto’.
“Uma contínua investigação do tema, um realismo simultaneamente voltado para o social e alimentado pelo inconsciente”, assim é Lima de Freitas em autoanálise.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)