Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

‘Hóspedes Indesejados’ na Comuna

Uma deliciosa comédia que revela as frustrações das famílias contemporâneas. Para ver em Lisboa até 15 de Junho.
16 de Abril de 2008 às 17:30
Uma das cenas mais divertidas da peça, que é para maiores de 16
Uma das cenas mais divertidas da peça, que é para maiores de 16 FOTO: Tiago Sousa Dias

João Mota foi ao catálogo dos textos contemporâneos que falam da ‘tragédia’ que envolve as relações familiares e estreia esta noite, na Comuna, Lisboa, ‘Hóspedes Indesejados’, uma deliciosa comédia negra que, numa sequência de treze cenas curtas, apresentadas em ritmo acelerado, consegue fazer-nos rir das situações mais complicadas e desesperantes por que passam pais e filhos nos dias que correm.

Dispensando cenário, o espectáculo vive sobretudo do desempenho dos actores, oito, ao todo, que se desdobram por muitas personagens diferentes, todas elas reconhecíveis porque directamente importadas do nosso quotidiano. Na cena de abertura, só para se ter uma ideia, numa espécie de reunião de ‘mães desesperadas anónimas’, quatro mulheres confessam que odeiam os próprios filhos e reclamam libertação: querem deixar de ser ‘obrigadas a amá-los’. Assim mesmo. E nós rimo-nos com elas!

Eis, na verdade, uma comédia dolorosa, que toca tabus em que poucos têm coragem de tocar. Por alguma razão foi classificada para maiores de 16. Mas é de uma actualidade gritante e de uma honestidade absoluta, questionando, em tom de comédia pura e dura, o que significa, hoje em dia, ser pai e ser filho.

No cômputo geral, o espectáculo de João Mota é de um rigor exemplar e é servido por um elenco a que não se consegue apontar uma única falha: Hugo Franco, João Tempera, Jorge Andrade, Judite Dias, Maria Ana Filipe, Mia Farr, Miguel Sermão e Tânia Alves dominam totalmente o ritmo da comédia, sem, no entanto, caírem na armadilha do facilitismo, que tantas vezes espreita à porta deste género teatral.

A título de aviso, refira-se apenas que o tipo de humor usado em cena na Comuna pode não agradar a todos. Se é daqueles para quem a família é ‘sagrada’ e para quem há ‘coisas em que não se toca’, talvez não aprecie as piadas postas em cena. Quem são os ‘hóspedes indesejados’? Uns e outros, isto é, pais e filhos. Afinal, ninguém escolhe a família.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)