Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Igreja mais antiga achada em Israel

Um grupo de detidos do estabelecimento prisional de Meguido, no Norte de Israel, acaba de descobrir, na sequência de escavações no local, vestígios do que pode ter sido a igreja cristã mais antiga do mundo.
7 de Novembro de 2005 às 00:00
Entre os achados, o destaque vai todo para um mosaico com inscrições em grego com referências a um cristianismo muito antigo
Entre os achados, o destaque vai todo para um mosaico com inscrições em grego com referências a um cristianismo muito antigo FOTO: Jim Holander, Epa
Com efeito, eram 60 os presidiários das duas instituições de detenção, a saber, Meguido e Tzalmon, encarregados de obras de beneficiação na primeira, quando, de entulho em entulho, foram surpreendidos, entre outros achados, por um mosaico com inscrições em grego onde se liam referências a um cristianismo muito antigo.
Inicialmente, as autoridades responsáveis chegaram a datar a igreja do período bizantino, mas estudos posteriores remetem-na para o século III ou IV, de acordo com a avaliação de uma professora da Universidade Hebraica de Jerusalém. Lea Di Segni, a docente, lamenta a falta de termo de comparação, uma vez que não existem outros artefactos da época, mas não é para menos... O império romano, recorde-se, proibiu os rituais cristãos até ao ano 330.
Por último, refira-se que Meguido é território fértil de cultura mística ou não ficasse situado no coração do Vale do Armagedão, o lugar exacto da Batalha do Juízo Final, isto a fazer fé nas profecias apocalípticas do texto bíblico.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)