page view

Insultos e surpresas no palco do São João

Anabela Moreira e João Reis brilham em ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf?’. A encenação é de Simão do Vale Africano.

03 de fevereiro de 2025 às 01:30

Foi um filme famoso, nomeado para 13 Óscares, e valeu a Elizabeth Taylor a segunda estatueta de Melhor Atriz em 1967. ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf?’ acompanha um serão regado a muito álcool, com a ação a decorrer no meio académico e com direito a insultos e surpresas quanto baste. Agora vai ser posta em cena no Teatro Nacional São João, no Porto, pela mão do encenador Simão do Vale Africano e com os atores Anabela Moreira e João Reis nos principais papéis, ao lado de Daniel Silva e Joana Africano.

O encenador admite que o texto de Edward Albee (1928-2016) é “uma das peças mais perfeitas e bem construídas” que encontrou na sua carreira, o que, diz, lhe “facilitou o trabalho”. De um texto grande, cortou alguma coisa, mas “pouco”, os atores, esses, admite que foram um achado.

“Há muito tempo que queria trabalhar com o João Reis, que adorou esta proposta, e a Anabela [Moreira] foi uma recomendação de muitos - e acho que não podia ter sido melhor escolha”, garante ao CM Simão do Vale Africano, que, ao longo dos ensaios, deixou “que os atores se encontrassem com as personagens ao seu ritmo”, que “vivessem o texto com verdade”, para que o resultado fosse o mais autêntico possível. “Entrámos neste projeto sem ideias preconcebidas, com total generosidade, e acredito que o público vai reconhecer isso”, sublinha o criador.

“Os espectadores reagem sempre bem quando sentem que os atores se entregaram sem reservas ao trabalho”, conclui. O resultado estreia na quinta-feira e estará em cena até dia 16.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8