Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Inteiro Postal homenageia Torre dos Clérigos

A monumental Torre dos Clérigos do Porto assinala hoje 250 anos e para comemorar a efeméride os Correios de Portugal e a Imprensa Nacional Casa da Moeda vão editar, respetivamente, um inteiro postal e moeda comemorativa de 2 euros.

21 de Abril de 2013 às 17:31
Inteiro postal comemorativo dos 250 anos da Torre dos Clérigos que será emitido na próxima terça-feira
Inteiro postal comemorativo dos 250 anos da Torre dos Clérigos que será emitido na próxima terça-feira FOTO: D.R.

A Torre dos Clérigos, um dos símbolos da cidade do Porto, foi concebida pelo arquitecto Nicolau Nasoni a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. A Torre tem 75 metros de altura que se atingem subindo uma escada em espiral de 240 degraus.

O evento do aniversário iniciou-se na quinta-feira com a Conferência Nicolau Nasoni e a Torre dos Clérigos, pela historiadora Giuseppina Raggi. Este domingo, durante a manhã decorre um concerto de Carrilhão pelo Centro Internacional de Carrilhão e do Orgão e durante e pela tarde terá lugar um Concerto de Música pelos alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.

Já na terça-feira, 23, será o ponto alto das celebrações com o lançamento de uma edição comemorativa do livro ‘Uma aventura… no Porto’ com a presença das autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

Pelas 15h00 decorrerá a sessão de lançamento do inteiro postal Torres dos Clérigos, emitido pelos CTT.

O inteiro postal com porte para o correio doméstico e uma tiragem de 30 mil exemplares, reproduz no selo a parte superior da Torre dos Clérigos e o logotipo das comemorações, já na parte esquerda do inteiro é apresentada uma foto da Torre e o seu envolvimento. Os Correios de Portugal editaram um carimbo comemorativo que reproduz o símbolo da Torre dos Clérigos.

Por sua vez, a Imprensa Nacional Casa Moeda vai cunhar uma moeda comemorativa de 2 euros cujo decreto para emissão foi aprovado recentemente.

Na face nacional da moeda é representada a Torre dos Clérigos. Em segundo plano define-se a cidade do Porto vista do rio, cidade que é indissociável daquele monumento, que é circundada pelas legendas ‘250 anos Torre dos Clérigos 2013’ e o escudo nacional.

Colecionismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)