Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

INVERNO ANIMADO...

No segundo dia da Semana de Moda de Paris, Karl Lagerfeld e Emmanuel Ungaro foram os nomes mais sonantes que apresentaram as suas propostas de pronto-a-vestir para a próxima estação fria.
8 de Março de 2003 às 00:00
Na colecção Lagerfeld Gallery, brilharam os característicos conjuntos negros e camisas brancas de golas altas, além das sensuais micro-saias, dos casacos justos, com cauda, e das gravatas negras em pele.

Durante a apresentação, e enquanto modelos desfilavam enormes cachecóis em marta e casacos de pele compridos, activistas em defesa dos direitos dos animais entraram no recinto, tendo imediatamente sido retirados pelos seguranças.

“A pele é um material como qualquer outro”, disse o estilista nos bastidores, acrescentando: “A pele deve ser como uma camisola e possuir as suas vantagens”.

E, no mesmo dia, a Sotheby’s anunciava que, em Maio, vai leiloar uma parte da colecção de artes decorativas do século XX de Lagerfeld, avaliada em três a quatro milhões de euros.

Mobiliário, objectos de arte, candeeiros e cerâmicas dos anos 1920-30 compõem os cerca de 240 lotes que outrora decoravam a casa em Biarritz e os dois andares no Mónaco do conhecido estilista alemão.

Num comunicado divulgado pela casa leiloeira, Lagerfeld explica a decisão de se separar da colecção: “O meu trabalho obriga-me a explorar sem cessar novos terrenos, à procura de experiências radicalmente diferentes. Coleccionar é uma das coisas mais excitantes que existem e os objectos que reuni com paixão representam o que eu chamo ‘as origens da modernidade’, modernidade esta que procuro incansavelmente”.

Na sua mais recente colecção para Ungaro, o italiano Giambattista Valli concedeu às peles um visual desportivo, como ficou demonstrado na “sweatshirt” com capuz com o cinto de pêlo de coelho e na parka de caxemira.

Destacaram-se igualmente os tecidos metálicos que quebraram a monotonia de uma paleta de cor discretamente dominada pelos tons cinzentos e rosas.
A Semana de Moda de Paris, que se prolongará até ao próximo dia 14, assiste na quarta-feira ao desfile de Fátima Lopes, a única estilista portuguesa a participar no calendário oficial deste evento.

Intitulada “Féetamorpohose”, a colecção será apresentada pelas modelos Marisa Cruz, Fiona Bunnet, Inês Pereira, Ana Rita e Raquel Faria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)