Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

ISABEL VOLTA AO PALCO

O público conhece-a como “Isabel”, uma das personagens principais da série “Super Pai”, da TVI, mas Sandra Faleiro é uma actriz bem conhecida no circuito teatral.
28 de Dezembro de 2002 às 00:00
Esta noite estreia-se, no Teatro Taborda, a sua mais recente investida na arte de Talma: a peça “Novas Anatomias”, de Timberlake Wertenbaker, que Fernanda Lapa encenou para a companhia Escola de Mulheres.

O texto conta-nos a história verídica de uma mulher extraordinária. Falamos de Isabelle Eberhardt, que, no século XIX, reivindicou para si “o direito à errância e à vagabundagem” e que, graças à sua figura andrógina, conseguiu fazer passar-se por homem numa altura em que as mulheres não tinham direito à aventura.

Foi assim que Isabelle deambulou pelo deserto escrevendo notas de viagem para jornais europeus e mantendo várias relações amorosas com os homens com quem se cruzava. Mais tarde, tornar-se-ia jornalista e repórter de guerra, vindo a falecer prematuramente, aos 27 anos, dependente de drogas e álcool, doente de sífilis, malária e paludismo.

No palco do Taborda, a actriz Maria Henrique – que o público também conhece da TV – dará corpo a Isabelle Eberhardt, ao lado de Sandra Faleiro, Isabel Medina, Lucinda Loureiro, Rute Lizardo e Paulo Temeroso.

O espectáculo, que tem cenografia de Ana Vaz e figurinos de Marta Lapa, poderá ser visto no Taborda hoje e amanhã, respectivamente às 22h00 e às 17h00. Depois, regressa no ano que vem para cumprir carreira de 9 de Janeiro a 2 de Fevereiro, de quinta a sábado às 22h00 e aos domingos às 17h00.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)