Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Jacinta visita Zeca em ritmo de jazz

Considerada a melhor jovem artista de Jazz do continente europeu, em 2007, na iniciativa ‘O Melhor da Europa’, Jacinta apresenta-se no dia 19, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé. No espectáculo, a cantora interpreta músicas do seu mais recente trabalho discográfico, ‘Convexo’, onde aborda músicas de Zeca Afonso numa perspectiva ‘jazzística cool’.
7 de Abril de 2008 às 00:30
Cantora foi considerada em 2007 a melhor artista de jazz do continente europeu
Cantora foi considerada em 2007 a melhor artista de jazz do continente europeu FOTO: Sérgio Lemos

Com uma voz classificada como quente e possante, Jacinta procurou, neste mais recente disco, evidenciar o seu ‘swing’ e harmonia rítmica, ondesedestaca,precisamente,a qualidade da voz.

A carreira de Jacinta começou com o estudo de música clássica em piano e composição. Integrou vários grupos como cantora e instrumentalista,chegando mesmo a liderar um grupo de rock sinfónico. No entanto, aos 22 anos, após uma elogiada actuação de jazz vocal no programa ‘Chuva de Estrelas’ – onde interpretou um tema de Ella Fitzgerald –, viu impulsionada a sua carreira como cantora.

As solicitações para concertos começaram a surgir e, em 1997, decide mudar-se para Nova Iorque, inscrevendo-se na Manhattan School of Music. Aí foi premiada com uma bolsa de estudo para a realização de um mestrado em Jazz Vocal. E aproveitou a permanência nos Estados Unidospararealizarworkshops com grandes nomes do Jazz contemporâneo. É ainda em Nova Iorque que começa a cantar profissionalmente.

A carreira prosseguiu emSãoFrancisco,na Califórnia, culminando com a participação no disco ‘Tributo a Bessie Smith’, editado pela consagrada Blue Note, em Fevereiro de 2003.

Em Março de 2005, Lança ‘Day Dream’, onde já aborda cantores e compositores como Djavan, Cole Porter, Tom Jobim, Duke Ellington,ZecaAfonso,Martine Monk. No ano passado editou ‘Convexo’, que agora apresenta em Loulé. Os bilhetes custam 10 euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)